[Japão] Chamada para pôsters contra as Olimpíadas de 2020 em Tóquio

Chamamos todos os designers e artistas! O Anti-Olympic Poster Committee é uma nova iniciativa do Institute of Barbarian Books (barbarianbooks.institute), um espaço de impressões independente em Fukushima, que abriu uma chamada para participantes.

Todas as pessoas são encorajadas a “juntar-se” ao comitê através da criação de um pôster “baseado na ideia de ser contra o espetáculo-Olímpico” e enviando o design para os organizadores, que o imprimirão e apresentarão no Institute of Barbarian Books. Se apenas tiveres uma vaga ideia para o pôster, ou necessitares de apoio no design, os organizadores aceitam esboços de ideias não terminadas e que possam ser aprimoradas colaborativamente. Os pôsters serão exibidos no Institute of Barbarian Books pelo menos uma semana (cada) e serão, também arquivados digitalmente no AOPOC tumblr (antiolympicpostercommittee.tumblr.com).

Informação mais detalhada poderá ser encontrada no site do projeto, no infoshop anarquista Shinjuku – Irregular Rhythm Asylum -, ou contactando o Institute of Barbarian Books. É muito significativo que um site em Fukushima lance este projeto, pelo fato dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 serem abertamente assumidos como “Jogos da reconstrução” e que trarão de novo esperança e infra-estrutura para a região de Tōhoku. Este mantra é veemente rejeitado por companheiros e companheiras da luta anti-nuclear e anti-olimpíadas que veem este evento como uma tentativa de encobrir os restantes problemas no distrito e na atual crise em Fukushima.

Poucas vozes anti-olimpíadas 2020 surgiram no campo da arte e do design mainstream no Japão, embora arquitetos fossem inicialmente algumas das vozes mais proeminentemente criticas do estádio original feito pelo falecido Zaha Hadid e, para os locais, a escolha do design tenha atraído depreciação como falta de inspiração e segurança. Com algumas exceções notáveis, apenas um número baixo de trabalhos anti-olimpíadas apareceu nos grandes museus públicos (o Mori Art Museum, sendo de financiamento privado, pôde apreciar a liberdade neste campo).

A situação é, claro, bem diferente no panorama da cena independente, onde as vozes anti-governo e anti-olimpíadas 2020 são muito comuns. O Anti-Olympic Poster Committee é a renomeação do Anti-Olympic Arts Council, um projeto anterior lançado pelos membros do Hangorin no Kai (No Olympics 2020), como chamada de apoio e como plataforma de partilha de informação relacionada com os Jogos Olímpicos.

Duas das figuras de destaque no Hangorin no Kai são Misako Ichimura e Tetsui Ogawa, ambos com passado artístico. O ativismo anti-olimpíadas 2020 tem foco predominantemente artístico e satírico, como mencionado anteriormente, e a Hangorin no Kai esteve na organização de um workshop de pôsters anti-olímpicos em Fevereiro de 2013.

The Anti-Olympic Design Project surgiu como uma deliberada contra-versão de uma mostra de arquivos de design dos Jogos Olímpicos de 1964 no National Museum of Modern Art, Tóquio. Em vez de celebrar e facilitar os Jogos através da arte e do design, o Hangorin no Kai pediu às pessoas que fizessem um pôster, ou propaganda anti-olimpíadas 2020 para que pudessem mostrá-lo perto do museu numa tarde mesmo antes da exposição oficial começar. Os itens que os participantes criaram foram conscientemente crus e polêmicos, uma vez que os sentimentos dos ativistas não requeriam o brilho das cotas extremadamente caras da Dentsu, gastas para a publicidade pro-Jogos 2020 que rodeia as nossas vidas, atualmente.

O evento de guerrilha serviu também como um protesto contra a pressão feita aos sem-teto após a visita em Tóquio de um Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos, em março de 2013, que culminaria em controversos despejos de moradores de rua dos parques da cidade depois da escolha de Tóquio como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

William Andrews

Fonte: https://throwoutyourbooks.wordpress.com/2019/06/15/anti-olympic-poster-committee-anti-2020-designs/

Tradução > Ophelia

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/31/japao-serio-toquio-2020/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/02/03/japao-protesto-contra-olimpiadas-de-toquio-2020/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/07/09/japao-projeto-de-estadio-olimpico-em-toquio-e-alvo-de-protesto/

agência de notícias anarquistas-ana

Suave impressão de asas
abrindo em tempo-semente
e pausa suspiro

Nazareth Bizutti