[França-Itália] Liberdade para Vincenzo!!!

Detido no dia 8 de agosto e transferido para a prisão de Vezin le Coquet, perto de Rennes; Exigimos o fim do procedimento de extradição para Itália e a sua libertação!

Resumo dos acontecimentos

Na quinta-feira, dia 8 de agosto de 2019, Vincenzo Vecchi, que vive há oito anos em Rochefort en Terre na Bretanha, completamente integrado na vida local, foi preso pela polícia na sequência de um mandato de detenção europeu. Foi levado para o centro de detenção de Vezin le Coquet, perto de Rennes, para um processo de extradição.

A origem dos fatos

Vincenzo participou em 2001 em Gênova nos protestos contra a cúpula do G8 e em 2006 numa concentração antifascista não autorizada em Milão. Por estes dois fatos é acusado pela justiça italiana.

Durante e após as manifestações de Gênova, a repressão policial foi muito forte, resultando em numerosos feridos, na morte de um manifestante (Carlo Giuliani) e em inúmeras detenções com atribuição de sentenças pesadas (8 a 15 anos de prisão) sob a acusação oficial de “Devastação e pilhagem”. Vincenzo foi condenado neste processo. Face a esta acusação injusta e desproporcionada, decidiu evitar a prisão e procurar refúgio em Rochefort en Terre.

Porquê um comitê de apoio?

Porque, antes de mais nada, Vincenzo é nosso amigo, nosso vizinho, nosso camarada. Pensamos igualmente que a sua condenação na Itália é ilegítima e a sua detenção na França é indigna e possui um caráter eminentemente político! Devemos organizar-nos para exigir a sua libertação e o fim do processo de extradição!

Contestamos a legitimidade da condenação a dois níveis:

– A repressão policial da manifestação de Gênova em 2001 foi condenada por diferentes instâncias internacionais, uma das últimas vezes em 2015 pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. A Itália foi condenada por não ter acusado, nem mesmo identificado, os protagonistas da violência policial. Os maus tratos policiais foram comparados a “atos de tortura” por este tribunal.

– O julgamento baseou-se na acusação de “Devastação e pilhagem”, considerada um crime contra ordem pública. Este crime foi introduzido pelo código Rocco de 1930 (durante o período fascista) e está ainda hoje em vigor para reprimir as revoltas de rua. Este código permite a condenação a penas de prisão de 8 a 15 anos sem necessidade de provar a culpa dos acusados.  Basta estar presente no local onde decorre a manifestação… A simples presença de Vincenzo nestas manifestações é portanto suficiente para que o Estado italiano o condene!

Pensamos igualmente que esta detenção e possível extradição têm um caráter eminentemente político. A extrema-direita participa com cada vez mais força no governo italiano. Uma vez que Vicenzo esteve fortemente envolvido na luta antifascista, e estando as acusações contra ele relacionadas com ações antifascistas, parece mais que evidente que ele servirá de exemplo.

Objetivos do Comitê de Apoio:

O nosso primeiro objetivo é impedir a extradição e adiar o processo para poder garantir a Vincenzo uma verdadeira defesa. Esperamos que ele permaneça na França e não seja entregue à justiça italiana. Nós tentamos apoiar a sua defesa jurídica, pelo que há despesas que temos e teremos de suportar com custos de justiça, advogados, etc. Por este motivo, começamos a organizar coletas de fundos (mais informação no site)!

Manifestemos o nosso apoio a Vincenzo! Exijamos o fim do processo de extradição e a sua libertação!

Liberdade para Vincenzo!

Se quiserem apoiar o Vincenzo, juntar-se a nós ou informar-se sobre as ações em curso:

Site: comite-soutien-vincenzo.org

Facebook: @soutienvincenzo

Contato para participar no comitê: comite.soutien.vincenzo@gmail.com

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/14/franca-anarquista-vincenzo-vecchi-e-preso-condenado-pelos-protestos-contra-cupula-do-g8-em-genova-em-2001/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/04/corte-europeia-de-direitos-humanos-condena-italia-por-tortura-em-protesto-do-g8-em-2001/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/23/italia-video-genova-lembra-carlo-giuliani-15-anos-apos-sua-morte/

agência de notícias anarquistas-ana

são flores silvestres
o sol segue a trilha mínima
o orvalho cintila

Ricardo Akira Kokado