[Portugal] Saiu o Jornal Mapa Nº 24, Agosto-Outubro de 2019

Na edição 24 do Jornal Mapa (Agosto – Outubro) há um olhar atualizado sobre os conflitos da mineração. A corrida ao lítio e as perspectivas de uma mineração a céu aberto – altamente agressiva para a paisagem, o meio ambiente, a saúde e a vida em comunidade – levou as populações do norte e centro do país, juntamente com os vizinhos espanhóis, a quebrarem o verniz promocional da economia extrativista e o engodo dos governantes. Em conversa com o historiador Paulo Guimarães, contextualizamos ainda a longa tradição das lutas ambientais com a mineração.

Obrigatório também falar nesta edição de uma Europa tornada fortaleza em que a repressão se vira contra os que ousam mostrar solidariedade com os migrantes, e, consequentemente, da “besta de Salvini”, num artigo sobre como, a mando da xenófoba italiana Liga Norte, foi criado um software que controla as redes sociais de Salvini. Outro artigo em destaque aborda por sua vez, o Software Livre a fazer frente ao modelo das grandes empresas tecnológicas.

Conta esta edição ainda com um olhar sobre a hortas comunitárias do Porto onde – mais do que cultivar alimento – se ensaia a ação coletiva em prol do bem-comum; com uma série de crônicas e visões críticas sobre as contestações internacionais pelo clima; um balanço e reflexão a partir do primeiro encontro português sobre Jineolojî, a proposta para uma ciência social criada a partir da experiência revolucionária das mulheres curdas; um olhar a partir do massacre de Tiananmen ao capitalismo chinês; a primeira parte de uma abordagem à “greve e o Estado: entre a repressão e a gestão”; uma foto-reportagem da ação “contra o furo na Bajouca” e o registro para memória da okupa COSA de Setúbal; uma entrevista à Habita (Associação pelo direito à habitação e à cidade); a segunda parte do ensaio sobre o animismo fetichista do Candomblé afro-brasileiro e a espiritualidade no Ocidente; e ainda uma breve história do naturismo libertário.

Consulta os pontos de distribuição do jornal Mapa em jornalmapa.pt ou faça uma assinatura [6 edições numa assinatura nacional por 12,5€ / Solidária 20€].

jornalmapa.pt

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/09/03/portugal-ja-esta-circulando-a-21a-edicao-do-jornal-mapa/

agência de notícias anarquistas-ana

No céu enfeitado,
papagaio de papel:
também vou no vôo.

Anibal Beça