
A cúpula do G7 em Biarritz cria de fato um estado de exceção em uma parte de Euskal Herria [País Basco]. Esta ocupação policial e militar está fazendo com que a população local veja limitada tanto sua liberdade de movimento como de expressão.
13.200 policiais franceses, 2.800 espanhóis e 4.000 bascos colaboram para restringir os direitos civis da população basca e de qualquer pessoa que passe por esta parte do território basco. O aeroporto de Biarritz está fechado para a sociedade e ocupado militarmente, a maior parte das estações de trem de Lapurdi fechadas, Biarritz e arredores está tomada policialmente e seu acesso controlado através de passagens limitadas, os campos desportivos e as escolas foram militarizados, as comunicações estão estritamente controladas, o centro de detenção para migrantes de Hendaya serve como lugar de custódia e a prisão de Bayona foi esvaziada para futuros detidos. Estes são só alguns exemplos do que supõe este estado de exceção. Já houve cinco detenções e se expulsaram do território francês “preventivamente” um jornalista.
Este aumento do autoritarismo por parte dos estados não é uma exceção, é a tendência do atual capitalismo global que considera obsoletas as liberdades da democracia formal burguesa que o antigo capitalismo estabelece nos territórios onde lhe parecem úteis e necessárias para seu desenvolvimento. Anarkherria é consciente do perigo deste aumento do autoritarismo nos estados europeus. Condenamos o G7, não só pelo que supõe como estado de exceção, mas como mostra desta tendência totalitária que impregna as democracias formais burguesas.
Frente a isso, Anarkherria defende a democracia real baseada no bairro e o encontro em um País Basco livre e igualitário.
Anarkherria, 22 de agosto de 2019.
Fonte: http://sareantifaxista.blogspot.com/2019/08/g7-biarritz-comunicado-de-anarkherria.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/26/franca-bloqueemos-o-g7-e-seu-mundo/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/08/franca-nem-em-biarritz-nem-em-nenhum-lugar/
agência de notícias anarquistas-ana
folha seca
sobre o travesseiro
acorda borboleta
Alice Ruiz
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!