A cúpula do G7 em Biarritz cria de fato um estado de exceção em uma parte de Euskal Herria [País Basco]. Esta ocupação policial e militar está fazendo com que a população local veja limitada tanto sua liberdade de movimento como de expressão.
13.200 policiais franceses, 2.800 espanhóis e 4.000 bascos colaboram para restringir os direitos civis da população basca e de qualquer pessoa que passe por esta parte do território basco. O aeroporto de Biarritz está fechado para a sociedade e ocupado militarmente, a maior parte das estações de trem de Lapurdi fechadas, Biarritz e arredores está tomada policialmente e seu acesso controlado através de passagens limitadas, os campos desportivos e as escolas foram militarizados, as comunicações estão estritamente controladas, o centro de detenção para migrantes de Hendaya serve como lugar de custódia e a prisão de Bayona foi esvaziada para futuros detidos. Estes são só alguns exemplos do que supõe este estado de exceção. Já houve cinco detenções e se expulsaram do território francês “preventivamente” um jornalista.
Este aumento do autoritarismo por parte dos estados não é uma exceção, é a tendência do atual capitalismo global que considera obsoletas as liberdades da democracia formal burguesa que o antigo capitalismo estabelece nos territórios onde lhe parecem úteis e necessárias para seu desenvolvimento. Anarkherria é consciente do perigo deste aumento do autoritarismo nos estados europeus. Condenamos o G7, não só pelo que supõe como estado de exceção, mas como mostra desta tendência totalitária que impregna as democracias formais burguesas.
Frente a isso, Anarkherria defende a democracia real baseada no bairro e o encontro em um País Basco livre e igualitário.
Anarkherria, 22 de agosto de 2019.
Fonte: http://sareantifaxista.blogspot.com/2019/08/g7-biarritz-comunicado-de-anarkherria.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/26/franca-bloqueemos-o-g7-e-seu-mundo/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/08/franca-nem-em-biarritz-nem-em-nenhum-lugar/
agência de notícias anarquistas-ana
folha seca
sobre o travesseiro
acorda borboleta
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!