[Grécia] Repressão, polícia grega desaloja quatro espaços ocupados por migrantes em Exarchia

Mais de 100 pessoas, em sua maioria migrantes, foram detidas no início da manhã desta segunda-feira (26/08) em espaços ocupados, como parte de uma grande operação policial no bairro de Exarchia, em Atenas.

Várias dezenas de agentes despejaram pelo menos quatro casas ocupadas de refugiados e migrantes neste bairro anarquista da capital grega.

O novo governo direitista de Kyriakos Mitsotakis prometeu “colocar em ordem” Exarchia, enviando à polícia ao bairro.

Este bairro no coração de Atenas é palco de inúmeros projetos anarquistas e de frequente confrontos entre grupos anarquistas e agentes da lei, particularmente após a morte do jovem anarquista Alexis Grigoropoulos nas mãos de um policial em 2008, o que levou a vários dias de tumultos.

No final de julho passado, o oficial condenado pela morte de Alexis foi libertado após uma redução de pena.

O novo prefeito de Atenas, Costas Bakoyannis, que tomou posse neste domingo (25/08), também prometeu fazer da segurança seu principal objetivo, acusando o governo anterior de “tolerância” contra o vandalismo de certos grupos anarquistas.

A solidariedade é nossa arma. Não passarão!

Em breve atualizações.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/22/grecia-atenas-declaracao-da-okupacao-spirou-trikoupi-17-resistiremos-juntos-vivos-e-livres/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/16/grecia-nao-passarao-se-converte-no-lema-de-exarchia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/18/grecia-exarchia-passa-por-uma-verdadeira-guerra-psicologica-entre-o-estado-e-os-anarquistas/

agência de notícias anarquistas-ana

Na cidade, a lua:
a jóia branca que bóia
na lama da rua.

Guilherme de Almeida