[Rio de Janeiro-RJ] Evento em solidariedade à Exarchia na UERJ, dia 06/09

Grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura convida a todos e todas para um evento em solidariedade ao povo de Exarchia na Grécia que vem sofrendo diversos ataques do novo governo de extrema direita.

Exibição com debate do filme “O Amor e a Revolução” de Yannis Youlountas: 5 anos depois do documentário “Não queremos mais viver como escravos“, 3 anos depois do documentário “Luto logo existo” e após 15 meses de filmagens e de montagens.

Os meios de comunicação e sobretudo a imprensa social européia pretendem que a cura de austeridade na Grécia foi um êxito e que a calma está de volta. Este filme prova o contrário. Uma viagem em música, do norte ao Sul da Grécia, entre todos aqueles que sonham com Amor e Revolução.

Exarchia, situado na capital do berço do pensamento ocidental, não é o típico bairro ateniense. Um primeiro olhar nos revela uma importante inquietação artística por parte de seus habitantes; ali, o grafite, os murais, a música e as representações teatrais estão na ordem do dia, sendo um dos principais pontos de interesse do bairro.

No entanto, estas ruas escondem muito mais. Exarchia é um dos poucos bairros, se não o único, que se declara abertamente anarquista. Criado em fins do século XIX e recebendo seu nome de um dono de um dos grandes armazéns da época, chamado Exarchos, a personalidade deste bairro se forjou através do conflito político e do descontentamento de seus habitantes com o governo grego.

>> Dia: Sexta-feira, 6 de setembro de 2019, a partir das 19 horas

>> Local: 9° Andar da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Sala 9046 F. | UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro (RJ)

>> Para saber mais sobre a atual situação de Exarchia:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/29/grecia-exarchia-o-estado-e-os-fascistas-de-maos-dadas-contra-anarquistas-e-imigrantes/

FB: https://www.facebook.com/events/2342244495882351/?active_tab=about

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/30/grecia-acoes-e-apoios-em-todos-os-continentes-nao-toque-em-exarchia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/30/uruguai-montevideu-solidariedade-com-exarchia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/29/turquia-exarchia-o-bairro-da-resistencia-e-solidariedade-vencera/

agência de notícias anarquistas-ana

Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.

Delza Faldini