[Chile] Debate: Zapatismo e Anarquismo

A história do zapatismo e do anarquismo no México tem mais de 100 anos. Desde as origens do zapatismo no contexto da Revolução Mexicana houve aproximações e confrontos com setores anarquistas. A partir do surgimento do Exército Zapatista de Libertação Nacional em primeiro de janeiro de 1994, mesmo dia que entrava em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, se reagrupam organizações populares e anti-sistemas no país, entre elas o anarquismo.

O EZLN conta com um projeto autonomista integral, baseado na democracia direta, onde as assembleias das comunidades são as que tomam as decisões, onde participam anciãos e anciãs, jovens, adultos e, inclusive, crianças. Seus projetos de saúde, educação, justiça, trabalho coletivo, cooperativas, meios de comunicação, saúde sexual e reprodutiva, entre outros, são uma mostra de que outro mundo é possível, desde a autonomia e a resistência ao Estado, o capital e o patriarcado. Por isso que parte do movimento anarquista se vinculou ou simpatiza com o movimento, acompanhando processos e projetos convocados pelo EZLN e o Congresso Nacional Indígena.

A palestra será na quarta-feira, dia 4 de setembro, às 18h30. Local: Auditório Rolando Mellafe. Campus Juan Gómez Milla (Universidad de Chile, zona Macul con Grecia)

Expõe: Um companheiro da região mexicana
Organiza: Centro de Estudos Acracia y Libertad.

FB: https://www.facebook.com/events/359682281606512/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

sol e margaridas
conversa clara
na janela da sala

Alonso Alvarez