[EUA] A criminalização da Antifa

Declaração sobre a tentativa dos grupos de extrema direita, através de dois senadores dos EUA, de criminalizar o protesto contra campos de concentração e grupos de ódio, rotulando grupos antifascistas como organizações terroristas nacionais.

por Rose City Antifa| 25/07/2019

Em 18 de julho de 2019, dois senadores dos Estados Unidos apresentaram uma proposta para designar a “antifa” como organização terrorista nacional. Em uma semana, vimos um comício de Trump em que uma música foi cantada para a deportação de uma mulher do Congresso, que é progressista, negra e muçulmana. Não pode haver sinal mais claro sobre onde estamos, além desta proposta de declarar o antifascismo ilegal. O partido republicano está atacando explicitamente sua oposição. Não há definição específica de “antifa” na proposta. A palavra “antifa” é usada como um aviso, é a abreviação para aqueles dissidentes que não querem obedecer. Se essa proposta for aprovada, seria uma arma poderosa para silenciar dissidentes e esquerdistas nos Estados Unidos.

Nesta resolução, os senadores mencionaram especificamente antifascistas em Portland, apontando para a nossa comunidade por defender a si mesma de fascistas, neonazistas e supremacistas brancos que invadiram nossa cidade nos últimos três anos. Devido ao seu caráter progressista, Portland tem sido um ponto focado nos elementos mais violentos à direita. A estratégia da extrema direita tem sido atacar a esquerda onde quer que tenhamos a audácia de existir: no ensino superior, em Berkeley, em eventos de orgulho gay, em reuniões trabalhistas e sindicais, na planificação familiar e em uma cidade símbolo de valores progressistas, como Portland. Não basta que eles tenham suas próprias comunidades conservadoras, a presidência, a Suprema Corte, o Senado, o aparato de mídia massiva de extrema direita; também devem assediar, atacar violentamente e aterrorizar qualquer pessoa que se atreva a discordar com sua visão opressiva.

A justificativa para esta resolução é uma ameaça fabricada que só existe na ausência de pensamento crítico e investigativo. A grande ameaça política nacional nos Estados Unidos é a extrema direita, que foi a que cometeu 98% dos assassinatos por razões ideológicas em 2018. Vimos o número de mortos aqui em Portland. Larnell Bruce, um adolescente negro, foi brutalmente assassinado por um supremacista branco em um 07/11/2016. Em 2017, Jeremy Christian, membro do grupo de supremacia branca Patriot Prayer, esfaqueou e matou dois passageiros e feriu gravemente a um terceiro em um trem Portland MAX depois que tentaram impedi-lo de assediar duas mulheres de cor. O grupo de extrema direita Proud Boys tem patrulhado nossa cidade à procura de pessoas para atacar. Membros da comunidade LGBT+ são constantemente atacados e são chamados de mentirosos quando se organizam para se defender. O Gabinete de Polícia de Portland brindou seu apoio à extrema direita em todas as ocasiões. Histórias como essas ecoam por todo o país. Esta é a verdadeira ameaça dos nossos tempos.

Os antifascistas protegeram numerosos eventos, espaços e manifestações em nossa comunidade da violência fascista. Os antifascistas pararam as atividades fascistas e o recrutamento fascista; disseminaram informações valiosas sobre ameaças e segurança entre suas comunidades; produziram pesquisas e textos escritos que de outra forma não existiriam; prestaram assistência e apoio a membros de nossa comunidade que sofreram o impacto de ameaças e violência fascista; organizaram e fizeram eventos educacionais sobre uma ampla gama de tópicos; praticaram atos de caridade por serviços vitais, como os direitos reprodutivos; e muito mais. A ação antifascista funciona. Depois que os Proud Boys invadiram nossa cidade várias vezes, causando sérios danos aos membros da comunidade, eles faltaram ao seu próprio comício em 29 de junho de 2019, chamado de “a batalha de Portland Parte 2”, depois de uma coalizão diversificada de ativistas que se reuniram para se opor a eles. A organização antifascista de Portland faz parte de um amplo movimento antirracista e anti-opressão que trabalha há décadas para desestabilizar os comícios da supremacia branca de Berkeley a Charlottesville.

A grande maioria do que os antifascistas fazem não envolve roupas pretas em protestos. É fácil desumanizar os antifascistas através de comentários superficiais sobre as roupas e máscaras que alguns usam para se proteger, mas os antifascistas são seus vizinhos, alguns deles estão lutando por nossas vidas e nossa dignidade, porque somos pessoas de cor, queer, trans, ou de alguma religião ou grupo racial atacado. Alguns antifascistas são pessoas que estão tirando proveito de seus próprios privilégios para proteger outras pessoas que não os possuem e que são mais vulneráveis. Antifascistas são pessoas normais: mães, professores, carpinteiros, servidores, profissionais de saúde e veteranos; lutando contra a opressão, fanatismo e violência. Porque se requer pessoas ordinárias para fazer coisas extraordinárias. Interromper a atividade fascista é um objetivo comum a todas as pessoas conscientes. E esses senadores nos chamam de terroristas nacionais.

Nem todas as pessoas conscientes concordam com as táticas, mas todas seriam consideradas terroristas de acordo com esta resolução proposta. Se concordam ou não com os antifascistas, declaram-se contra supremacistas brancos e campos de concentração. Essa proposta abriria as portas para violações de direitos civis. Se a “antifa” deve ser terrorista, o mesmo acontece com os milhares de cidadãos de Portland que permaneceram contra a Patriot Prayer em 4 de junho de 2017 e 4 de agosto de 2018, bem como as centenas que bloquearam pacificamente os escritórios do ICE (Agência de Alfândega e Imigração) em SW Portland. Seria chamar os terroristas nacionais aos ativistas e líderes espirituais que se manifestaram contra os supremacistas brancos em Charlottesville nos dias 11 e 12 de agosto de 2017. Não é de estranhar que esses senadores estejam preparando essa medida agora que os protestos contra o ICE estão chamando atenção às mortes em campos de concentração de migrantes nos Estados Unidos. As pessoas em todo o continente assistem agora a atrocidade que esses campos representam e exigem que o governo e suas políticas de migração racista parem de causar esse sofrimento e essas mortes. Esses senadores tornariam a dissidência ilegal, de modo que nós, antifascistas, absolutamente condenamos sua proposta.

Declaração de antifascistas e aliados

Todos os signatários condenam qualquer tentativa de criminalizar os esforços da comunidade para impedir a supremacia branca, seus ataques e seus campos de concentração. Condenamos qualquer tentativa de perseguir grupos comunitários que investigam ameaças racistas em sua comunidade e educam as pessoas para que possam impedir tais ameaças. Condenamos qualquer tentativa da extrema direita de dar um golpe contra seus oponentes políticos, demonizando as ações de seres humanos conscientes. Condenamos qualquer tentativa de proteger as gangues de extrema direita que fazem incursões violentas nas comunidades liberais. Condenamos qualquer tentativa de proteger o fascismo atacando aqueles que se opõem a ele.

Na história, vimos o que acontece quando o estado criminaliza a dissidência, quando as gangues de direita podem aterrorizar e matar impunemente, e quando a polícia prende aqueles cuja moral não lhes permite permanecer ociosos enquanto imigrantes e refugiados estão presos em acampamentos para morrer. Como comunidade, nos recusamos a permitir que isso aconteça aqui. Já enfrentamos as forças da extrema direita antes, e agora devemos fazê-lo novamente.

Assinam: 

Rose City Antifa / Pop Mob / Q-CAFÉ / Pacific Northwest Antifascist Workers Collective / Seattle Solidarity Network / National Lawyers Guild Lewis and Clark Student Chapter / Cascades Abortion Support Collective / Portland Institute for Contemporary Art / Socialist Alternative Portland / Southern Oregon Antifa / Eugene Antifa / Gresham Antifa / Antifa Seven Hills / Indivisible Bloomington & 9th District, Indiana / Berkeley Antifa / ItsGoingDown.org

Fonte: https://itsgoingdown.org/statement-on-the-far-rights-attempt-to-criminalize-protest-of-concentration-camp-deaths-and-hate-groups/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/02/eua-trump-considera-declarar-os-antifascistas-como-grupos-terroristas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/11/eua-os-antifas-sao-terroristas-para-o-departamento-de-seguranca-interna-estadunidense-sim/

agência de notícias anarquistas-ana

O coração da aranha
se desfaz em geometria
de seda e mandala.

Yeda Prates Bernis