
Tudo começou na segunda-feira, 26 de agosto de 2019, depois de uma batida policial contra 4 okupas (sobretudo abrigos de refugiados) e a consequente prisão de 143 imigrantes e 3 outros dentro de Exarchia, em Atenas. Seguida da batida policial, as redondezas de Exarchia foi transformada em uma zona “militarizada”, com constantes ataques da polícia de choque contra o povo na área, centros sociais e espaços autogestionados. De acordo com o governo, essa foi a fase 1 do plano.
Mais ataques do Estado e uma campanha de repressão duradoura foi anunciada contra os imigrantes, anarquistas e ativistas sociais, principalmente na área de Exarchia e, então, ao resto da Grécia.
Porém o que o governo não esperava era que o povo na área, ao invés de se “encolher” de medo, escolheu desafiar a polícia de choque e o terrorismo ideológico do governo, também expressado através de seus meios de comunicação de massa controlados. Dessa forma, no sábado, dia 31 de agosto de 2019, milhares de anarquistas e outros ativistas mandaram, através de um protesto de rua, a primeira mensagem de resistência à campanha repressiva do Estado, bem como sinais de solidariedade às okupas e centros sociais despejados e àqueles sob a ameaça iminente de novos ataques pelo Estado grego.
Mas esse protesto foi apenas a primeira reação. Muitas okupas, espaços autogestionados, coletivos políticos, grupos, ativistas internacionais e refugiados-imigrantes anunciaram um protesto de rua novo, ainda maior que acontecerá no dia 14 de setembro de 2019. Desta vez, não em Exarchia, mas no centro de Atenas.
A chamada para o protesto “No Pasaran” é na Propylaea (estação de metrô Panepistimio) às 12h no sábado, dia 14 de setembro de 2019.
>> Veja o vídeo (04:03) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=aUyyJgPijWc
Tradução > A Alquimista
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Cachorro vadio
À sombra da quaresmeira
Dorme sobre flores
Tony Marques
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!