[Grécia] Vídeo | Exarchia: No Pasaran! Protesto contra o ataque do Estado grego a okupas e espaços autogestionados

Tudo começou na segunda-feira, 26 de agosto de 2019, depois de uma batida policial contra 4 okupas (sobretudo abrigos de refugiados) e a consequente prisão de 143 imigrantes e 3 outros dentro de Exarchia, em Atenas. Seguida da batida policial, as redondezas de Exarchia foi transformada em uma zona “militarizada”, com constantes ataques da polícia de choque contra o povo na área, centros sociais e espaços autogestionados. De acordo com o governo, essa foi a fase 1 do plano.

Mais ataques do Estado e uma campanha de repressão duradoura foi anunciada contra os imigrantes, anarquistas e ativistas sociais, principalmente na área de Exarchia e, então, ao resto da Grécia.

Porém o que o governo não esperava era que o povo na área, ao invés de se “encolher” de medo, escolheu desafiar a polícia de choque e o terrorismo ideológico do governo, também expressado através de seus meios de comunicação de massa controlados. Dessa forma, no sábado, dia 31 de agosto de 2019, milhares de anarquistas e outros ativistas mandaram, através de um protesto de rua, a primeira mensagem de resistência à campanha repressiva do Estado, bem como sinais de solidariedade às okupas e centros sociais despejados e àqueles sob a ameaça iminente de novos ataques pelo Estado grego.

Mas esse protesto foi apenas a primeira reação. Muitas okupas, espaços autogestionados, coletivos políticos, grupos, ativistas internacionais e refugiados-imigrantes anunciaram um protesto de rua novo, ainda maior que acontecerá no dia 14 de setembro de 2019. Desta vez, não em Exarchia, mas no centro de Atenas.

A chamada para o protesto “No Pasaran” é na Propylaea (estação de metrô Panepistimio) às 12h no sábado, dia 14 de setembro de 2019.

>> Veja o vídeo (04:03) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=aUyyJgPijWc

Tradução > A Alquimista

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/06/grecia-nem-um-passo-atras-contra-a-repressao-do-estado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/03/grecia-video-milhares-tomam-as-ruas-em-protesto-contra-o-ataque-do-estado-grego-a-exarchia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/02/grecia-milhares-de-manifestantes-vao-as-ruas-por-exarchia-aos-gritos-de-no-pasaran/

agência de notícias anarquistas-ana

Cachorro vadio
À sombra da quaresmeira
Dorme sobre flores

Tony Marques