[Grécia] Vídeo | Os Filhos do Pireus

Apresentamos a vocês nosso último vídeo, Os Filhos do Pireus,  descrevendo alguns eventos recentes que ocorreram em Exarchia, Atenas. Outros escreveram extensivamente sobre o atual cerco ao bairro anarquista, uma ofensiva policial que já dura mais de dois meses, cuja as primeiras vítimas dessa repressão liderada pelo Estado foram as okupas de imigrantes. Aqueles sem documentos foram presos e enviados para campos de concentração gregos, enquanto os anarquista de Exarchia foram submetidos a uma ocupação militar de suas casas. A situação agora está fervendo, e a ofensiva policial será claramente um tiro pela culatra para o Estado.

No meio desse cerco, um grupo de anarquistas decidiu começar sua própria ofensiva contra as unidades AirBnB dentro do próprio bairro de Exarchia. Enquanto os ricos proprietários de Exarchia criticam os anarquistas há décadas, eles estão agora espumando pela boca de ganância com a perspectiva de fazer o bairro um inferno burguês e turístico cheio de unidades AirBnB. Em oposição a essa visão capitalista, anarquistas pixaram as portas e colaram as fechaduras de várias unidades AirBnB no bairro.

Em seu comunicado, o grupo declarou que as unidades AirBnB foram “empurrando as famílias e jovens da classe trabalhadora para fora do bairro, para atrair interesses de proprietários que vêem uma oportunidade de ouro nos bolsos dos turistas que vieram para Exarchia em busca de emoções baratas e do vago cheiro de radicalidade”. Além dessa ação, Exarchia está agora cheia de propaganda anti-AirBnB e muitos turistas que usam AirBnB são continuamente hostilizados.

Duas semanas depois, um grupo autodenominado Revolutionary Anarchist Armed Strugglers (Lutadores Armados Anarquistas Revolucionários – GANA) disparou cinco tiros em um posto de controle policial em Exarchia. Uma semana depois disso, GANA bombardeou uma boate de propriedade da máfia perto do porto de Pireus, um estabelecimento usado para transportar mulheres da ex-Iugoslávia para a Grécia. Como os anarquistas deixaram claro em seu comunicado, os personagens principais dessa corrente de tráfico sexual foram também grandes políticos fascistas. Enquanto os políticos de direita e a polícia afirmam estar lutando contra o tráfico humano com suas políticas anti-imigrantes, ambos os grupos fecham os olhos para os fascistas gregos que exploram e abusam abertamente de mulheres. Para encerrar, o GANA dedicou um parágrafo inteiro de seu comunicado para lembrar ao leitor que as ações do AirBnB “não são diferentes das práticas da máfia”. Nesse contexto, os anarquistas acreditam que AirBnB é um alvo.

Esperamos que aproveitem o vídeo. Caso positivo, por favor, compartilhem para todos.

Amor eterno pelos anarquistas de Exarchia.

Vida longa a Internacional Negra!

>> Veja o vídeo (07:31) aqui:

https://archive.org/details/thechildrenofpiraeus

>> Foto: Danos causados pela explosão de uma bomba anarquista na boate de propriedade da máfia, Pireus, outubro de 2019

Fonte: https://thetransmetropolitanreview.wordpress.com/2019/10/13/the-children-of-piraeus-a-video-short/  

Tradução > Brulego

agência de notícias anarquistas-ana

confira
tudo que respira
conspira

Leminski