[Chile] “El Sol Ácrata”, especial de Outubro (em Revolta) de 2019

Comunicamos com o coração pleno, que em tempo recorde preparamos este breve número especial referente à revolta que açoita todo o território sob a jurisdição do Estado chileno. Fazê-lo sob estas condições é algo muito complicado, entendendo os papeis assumidos nos territórios pelxs compas colaboradores e também entendendo a repressão que estamos vivendo nestes tempos ditatoriais.

Elaboramos este jornal para a distribuição gratuita em toda a região chilena. São mil os exemplares disponíveis, os quais desejamos que sejam distribuídos em sua totalidade, pela contingência, pela luta que está acontecendo nas ruas e pela urgência de informar e nos conhecermos. Também desejamos que se distribua em sua versão digital, pelo descrito anteriormente.

LONGA VIDA À REVOLTA DE OUTUBRO!

EDITORIAL: REVOLTA NO CHILE

A direita pinochetista novamente pretende impor a bota militar. Milicos, pacos e civis nas ruas torturam, disparam e assassinam o povo que se levantou em revolta geral que se expande por todo o território chileno. Já são 17 mortes confirmadas, podendo ser muitas mais, além de milhares de feridos a bala, torturados, lesionados de diversas gravidades, muitíssimos casos de violência político sexual, detenções ilegais e, inclusive, desaparecimentos. E é necessário gritar isto ao mundo inteiro! Estamos ante uma nova ditadura cívico militar, com tanques nas ruas, helicópteros sobrevoando nossas cabeças e toques de recolher decretados praticamente em todo o país.

Ficou descoberto o verdadeiro rosto desta democracia putrefata a serviço do capital, disposta a assassinar para garantir suas propriedades e interesses, e a imprensa burguesa lacaia outra vez se pôs de porta-voz de seus patrões, desinformando, criminalizando e vandalizando o protesto social. Tentando desunir-nos. E é por isso que estamos na rua novamente, com esta edição extraordinária e urgente, encorajando e propagando a revolta social, tratando de romper o cerco informativo, tarefa na qual outros meios de comunicação irmãos já se encontram.

Urge comunicar o que está acontecendo, começar a levantar informes sérios que dêem conta da magnitude e características que adquire este momento político e, sobretudo, fortalecer a auto-organização e autonomia da revolta, evitando ser canalizada pelos enganadores de sempre.

É preciso extrair aprendizagens e experiências que o protesto social nos legou, pois o que vemos não é senão o surgimento de todo o descontentamento acumulado, os séculos de dominação colonial, patriarcal e estatista, a semente do tecido social que não conseguiram arrancar com todas suas ditaduras.

Somos a rebeldia que se levanta no Equador, Hong Kong, Haiti, Barcelona e em todos os rincões do mundo. Vamos por tudo e não temos medo. Por nossos mortos.

À Greve Geral!

Fora os milicos de nossas ruas!

Abaixo o estado militar e o governo assassino de Piñera!

>> Para ler, baixar e divulgar o jornal, clique aqui:

https://periodicoelsolacrata.files.wordpress.com/2019/10/el-sol-acc81crata-octubre-revuelta-de-2019-1.pdf

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Canoa ancorada —
no embalo da maré
o vôo da garça

Regina Alonso