[Argentina] A FORA informa sobre a libertação de Juan Carlos Giménez

Juan foi libertado. Isto aconteceu graças à pressão do conjunto de companheires, advogados, e organizações de direitos humanos que se pronunciaram solidariamente, a pressão feita no consulado argentino no Chile, que se obrigou a comprometer-se com esta causa, a pressão feita no consulado chileno na Argentina, os recursos de amparo apresentados pela advogada da organização Comunes do Chile, a fraterna solidariedade das organizações que durante todo o dia se comprometeram com a difusão da condição de detido de nosso companheiro, ao Serpaj do Chile e a Correpi que enviaram advogados com o fim de agilizar a colocação em primeira instância e a libertação como objetivo.

Juan se encontra física e psiquicamente bem, após ter estado 24 horas na qualidade de detido no marco da greve geral realizada por centenas de organizações e milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

A repressão ao povo chileno é uma constante após quase 30 dias de manifestações e luta contínua contra Piñera que se encarniçou com o movimento social que pede sua renúncia, não discrimina ao reprimir e o companheiro Juan foi vítima desta situação, da qual sai com um balanço positivo, dado que não tem motivo para ser acomodar, e só resta esperar sua volta para que se reencontre com sua companheira e filha.

A inabalável luta do povo chileno foi um motor que nos levou a reproduzir essa solidariedade e não cruzar os braços para tecer redes de comunicação com o país vizinho como para o conjunto de organizações que se solidarizaram com o fato. Avaliamos a atuação de companheires de outras organizações como Nicolas da Convergência Socialista de Combate, que em um ato totalmente desinteressado atuou como um companheiro de nossa organização estando lá no Chile. Agradecemos a assessoria da advogada Nicole Soto da organização Comunes, que foi fundamental neste processo pela liberdade de Juan. A Frente de Organizações em Luta (FOL), lugar onde Juan também tem uma participação ativa e foi uma organização que se solidarizou emitindo um documento e pondo à disposição para realizar se fossem necessárias mobilizações ou atos públicos, e a todas as organizações que aderiram a nosso documento exigindo a liberdade.

Isto demonstra que os atos solidários particularmente em um momento culminante são de uma relevância que se tornam transversais à luta cotidiana que nós militantes realizamos por um mundo novo.

Solidariedade entre povos!
A revolução dos trabalhadores será obra deles mesmos!
Pela liberdade de todos os presos políticos e sociais no Chile!

Conselho Federal, da Federação Obreira Regional Argentina (F.O.R.A.)
Buenos Aires, 14 de novembro de 2019

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/13/argentina-companheiro-da-fora-e-detido-durante-greve-geral-no-chile/

agência de notícias anarquistas-ana

Num atalho da montanha
Sorrindo
uma violeta

Matsuo Bashô