[Espanha] Lançamento: “Antifascistas alemanes en Barcelona | El grupo DAS: sus actividades contra la red nazi y en el frente de Aragón”

Dieter Nelles, Ulrich Linse, Harald Piotrowski e Carlos García

O grupo DAS (Deutsche Anarcho-Syndikalisten) agrupou os anarcossindicalistas alemães exilados do nazismo na capital catalã. Entre suas principais tarefas esteve a de vigiar a expansão do partido nazi por estas latitudes e coordenar a incorporação dos voluntários alemães na frente de Aragão, conduzida através da Centuria Erich Mühsam na Coluna Ascaso.

Seu trabalho mais certeiro e desconhecido foi o desmantelamento da rede nazi que operava em Barcelona desde o Consulado Geral da Alemanha e que dava apoio ao exército franquista. No entanto, tanto seus protagonistas como seu papel capital na luta antifascista foram ignorados pelas implicações que tiveram suas ações no conflito em torno do controle da ordem pública na Catalunha.

Este perspicaz ensaio evidencia as contradições e ambiguidades da Generalitat e o Comitê Central de Milícias Antifascistas em relação à Alemanha hitlerista entre julho e novembro de 1936, em uma conjuntura em que as Patrulhas de Controle desempenharam um papel significativo, particularmente os grupos de investigação da CNT e da FAI, na neutralização e intimidação dos aparatos do nazismo em Barcelona.

Sua leitura ajuda a unir as peças daquela emigração política durante a Segunda República espanhola e nos aproxima do anarcossindicalismo internacional da época, quando a resistência antifascista não estava na moda.

“Quando se acreditava que já se sabia quase tudo sobre a Guerra Civil, acontece que em um único livro surge um acúmulo de notícias novas.” – Walther L. Bernecker (Universidad de Erlangen-Núremberg)

Antifascistas alemanes en Barcelona

El grupo das: sus actividades contra la red nazi y en el frente de Aragón

Dieter Nelles, Ulrich Linse, Harald Piotrowski e Carlos García

640 págs.

ISBN: 978-84-92559-98-5

22,00 €

viruseditorial.net

agência de notícias anarquistas-ana

espuma do mar
adensa o voo das
gaivotas no ar

Carlos Seabra