[Argentina] Angel J. Cappelletti, filósofo libertário

Completam-se 25 anos da morte do Dr. Angel J. Cappelletti, eminente professor e pesquisador, militante e propagandista do anarquismo. Autor de 80 livros que abordam temas tão diversos como a filosofia antiga, medieval, clássica, moderna e contemporânea.

Angel J. Cappelletti foi um discípulo digno e brilhante do filósofo italiano Rodolfo Mondolfo, com ele estudou e traduziu do grego Heráclito. A. Cappelletti foi um dos professores que renunciou ante a intervenção inquisitorial das universidades públicas.

O Dr. Cappelletti nos legou biografias imbatíveis de filosofia e filosofia política, como de Giordano Bruno, Saint Simon, Blanc, Blanqui, Babeuf, Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Malatesta, além de trabalhos exaustivos sobre pensadores contemporâneos como Cornelius Castoriadis. Ele deu uma multiplicidade de palestras sobre questões importantes abordando a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Guerra Civil da Espanha e a Revolução Libertária. Reconhecido na América Latina e na Europa. Evocamos sua memória como um homem que cultivou uma ética de solidariedade e uma referência para o anarquismo.

Carlos A. Solero

26 de novembro de 2019

agência de notícias anarquistas-ana

Fugiu-me da mão
no vento com folhas secas
a carta esperada.

Anibal Beça