[Indonésia] Segunda Parte | Apoie a luta da comunidade Tamansari!

Informação atual

Não só na televisão, mas também na Internet, encontramos alegações absurdas e reportagens falsas sobre o caso Tamansari.

Por exemplo, o Ministério da Agricultura e do Planejamento Regional, que também é responsável pelos certificados de uso da terra, afirma agora perante a imprensa que a terra despejada pertence ao governo, para a qual não há base nem provas, como descrito acima. Anteriormente, o mesmo ministério tinha chamado a localidade de terra comunal.

Infelizmente, a mídia na Indonésia é estritamente controlada e também censurada. É prática comum ameaçar jornalistas com violência para que suas fotos sejam apagadas. Também os assassinatos de jornalistas e ativistas não são raros na Indonésia.

A organização sócio-religiosa islâmica MUI, escreveu recentemente uma carta aos habitantes evacuados de Tamansari, pedindo-lhes que abandonassem a mesquita. Eles também podem estar sob pressão do governo, já que a evacuação foi aprovada anteriormente.

Além disso, cartazes e folhetos são repetidamente colocados contra os habitantes e apoiantes de Tamansari. Estes claramente não foram impressos pelos vizinhos, mas supõe-se que assim devem parecer. O governo se mostra desesperado com a resistência dos cidadãos e apoiantes de Tamansari, que cresce a cada dia que passa. Escavadoras ainda são enviadas regularmente como tentativas de intimidação.

A repressão sistemática parece ser um programa firme do governo indonésio. Ainda assim, o povo de Tamansari não desiste. A sua força de vontade, coesão e coragem são incansáveis. Muitas discussões, exibições de filmes, concertos e exposições são organizadas e mesmo nas ruínas ainda estão acontecendo eventos. Os apoiantes e habitantes de Tamansari se organizam como anarquistas, mas vêm de diferentes correntes de esquerda.

De 13 a 26 de Janeiro de 2020 houve manifestações diárias diante das autoridades responsáveis na capital Jacarta. Também ali foram organizados numerosos eventos; desde discussões e workshops a concertos e atuações, esteve presente quase tudo o que se pode imaginar sob protesto criativo.

Numerosos ativistas juntaram-se às manifestações. As ações também foram apoiadas pelo LBH (Instituto de Assistência Jurídica/NGO).

Por ocasião do despejo de Tamansari, que teve lugar há dois meses, realizou-se um festival de arte e música nas ruínas, de 12 a 15 de Fevereiro.

Conclusão

A história de Tamansari dá conta de gentrificação, apropriação de terras, corrupção, repressão estatal, violações dos direitos humanos, abusos de direitos e inconstitucionalidade por parte do governo de Bandung, Java Ocidental. Isto não se encontra apenas em Bandung, mas descreve a política do próprio governo indonésio.

Apesar desse cenário, a resistência está crescendo e florescendo, os cidadãos de Tamansari e seus apoiadores não estão desistindo e a área ainda não está perdida.

 Este é um apelo à solidariedade internacional! Apoie a luta por Tamansari!  

Coletivo de apoiadores:

ARAP (Aliansi Rakyat Antipenggusuran); Kolektifa (Kolektif Anti Fasis); Bandung Supporter Alliance; Kolektif Airnisme; Perpustakaan Jalanan Bandung; Kampung Aliansi.

Links:

betterplace.me/tamansari-melawan (Doações para Tamansari); instagram.com/tamansarimelawan (página oficial do Instagram de Tamansari); instagram.com/informasitamansari (gráficos informativos sobre Tamansari); instagram.com/lbhbandung (ONG-Instituto de Assistência Jurídica); arc.or.id/about-arc (Agrarian Recources Center); instagram.com/aliansirakyatantipenggusuran (ARAP- Aliansi Rakyat Antipenggusuran);olektifa.org,instagram.com/kolektifa (Kolektif Anti Fasis – movimento progressivo, alternativo, baseado na mídia, anti-autoritário); instagram.com/bdgsupporteralliance (Bandung Supporter Alliance); instagram.com/airnisme (Coletivo Airnisme); instagram.com/perpustakaanjalanan_bandung (Perpustakaan Jalanan Bandung – Biblioteca de rua Bandung); instagram.com/aliansipelajarbandung (União Estudantil Bandung); instagram.com/explore/tags/tolakrumahderet (#contrarumahderet/#tolakrumahderet);instagram.com/arif_danun (fotógrafo); instagram.com/geniet_project (Comprar uma camisa para apoiar Tamansari); instagram.com/p/B8JO7Bpl0pc (autocolantes);instagram.com/kampung_aliansi (coletivo de apoiadores)

>> Foto em destaque: Enjo em cadeira de rodas em uma das manifestações de Jacarta -“Vítima de repressão”25/01/2020

>> Para ler a Primeira Parte do texto, clique aqui:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/04/indonesia-primeira-parte-apoie-a-luta-da-comunidade-tamansari/

agência de notícias anarquistas-ana

criado mudo
fica quieto
mas vê tudo

Carlos Seabra