[Chile] “Ya no hay vuelta atrás” N°2: reflexões em torno à revolta

A p r e s e n t a ç ã o

Já circula em formato físico e pela web o segundo número do boletim reflexivo-agitativo em torno à revolta “Ya no hay vuelta atrás”.

A quatro meses desde o estouro da revolta iniciada em 18 de outubro, a burguesia e o Estado, apesar de ter nos submetido a uma brutal repressão, sem precedentes desde a volta de sua dominação democrática; apesar das difamações, provocações e encarceramento massivo de nossos companheires, não conseguiu recompor totalmente a normalidade capitalista na região. No entanto, observamos como os ânimos de nossa classe se mantêm expectantes na reativação da animosidade combativa que promete março e o final do verão, por um lado, e a dispersão destas forças voltadas ao plebiscito constituinte com o qual o Partido da Ordem quer cooptar nosso ímpeto e nos devolver à sua normalidade.

Contra qualquer mediação com a burguesia, nós apostamos pela extensão da revolta e o aprofundamento da autonomia de nossa classe por fora e contra o Estado e os órgãos que apelem a sua gestão. É por isso que consideramos necessário continuar aprofundando em nossa reflexão sobre o movimento que nos trouxe até o que esperamos que seja, este ponto de não retorno com respeito à normalidade do Capital e sua continuidade.

É por isso que neste número refletimos em umas notas que abordam a generalidade da revolta, constatando sua potencialidade anticapitalista e prevendo sobre o porvir desta em “Notas sobre la revolución que comienza“.

Também, em “La juventud proletaria se niega a ser domesticada“, tensionamos sobre o papel das juventudes proletárias e sua relação com a implementação da violência disruptiva da revolta como a crítica em atos que pôs de cabeça para baixo a normalidade e propiciou a implementação das práticas autônomas de nossa classe ao longo da revolta.

Levemos a revolta até suas últimas consequências. Não temos nada que perder e já não há volta atrás!

>> YNHVA n2 – leitura web:

https://hacialavida.noblogs.org/files/2020/02/YNHVAn2-impresi%C3%B3n-web.pdf

>> YNHVA n2 – versão para imprimir:

https://hacialavida.noblogs.org/files/2020/02/YNHVAn2-maqueta-3-impresi%C3%B3n-final.pdf

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/18/chile-boletim-ya-no-hay-vuelta-atras-reflexoes-sobre-a-revolta/

agência de notícias anarquistas-ana

A nuvem atenua
O cansaço das pessoas
Olharem a lua.

Matsuo Bashô