[Suécia] Apoie os Antifascistas em Gotemburgo

Por alguns anos, Gotemburgo foi um dos focos de atividades neonazistas na Suécia. Os atentados em uma livraria-café de esquerda e em dois campos de refugiados em 2016 foram seguidos por um período de intensas atividades na instauração do então chamado Movimento de Resistência Nórdica (MRN) nas ruas da nossa cidade. O MRN é uma seita violenta pró-Hitler que consiste em maníacos racistas que ameaçam, atacam e em alguns casos, até matam seus oponentes. Ninguém em sã consciência os quer por perto.

Seus esforços alcançaram seu clímax com a tentativa de organizar uma grande marcha nazista no outono de 2017. Mas eles subestimaram o ódio coletivo e a resistência de pessoas comuns. Quase 20.000 pessoas reivindicaram as ruas, passaram por cima das cercas de ordem pública ou participaram bloqueando todas as chances da marcha ter sucesso. Desde então, sua presença é limitada a ações noturnas e visitas curtas às cidades vizinhas. Nós paramos a instauração de um movimento nazista local, mas ele não parou.

Em 2018 um grupo de nazistas, alguns pertencentes ao MRN, tentou invadir uma celebração sindicalista de primeiro de maio. Eles foram eficientemente parados pelas pessoas na manifestação, e um de nossos camaradas está agora aguardando julgamento por uma suposta agressão.

Em 2019 o MRN realizou uma manifestação no dia primeiro de maio em nossa cidade vizinha Kungälv, na esperança de que todo antifascista inclinado à esquerda estivesse ocupado. Mas milhares de pessoas, locais e viajantes de Gotemburgo, fizeram do dia deles um fracasso miserável. Eles já anunciaram que não irão voltar para Kungälv esse ano. No entanto, pelo menos um camarada de Gotemburgo está aguardando o julgamento por supostamente resistir à polícia, e provavelmente mais acusações podem vir depois do que foi descrito como um tumulto.

Com os julgamentos se aproximando e assumindo que os confrontos acima provavelmente não serão os últimos, pedimos por seu apoio. Uma série de grupos de apoio em Gotemburgo já começou, mas sabemos que o Estado sueco tem prazer em usar os antifascistas como exemplos, suspeitamos que isso será caro.

Todo euro levantado será usado, primeiro para pagar multas e segundo para cobrir os gastos associados às sentenças de prisão. Se sobrar dinheiro ele será usado para ajudar a cobrir casos semelhantes no futuro.

Cruz Negra Anarquista de Gotemburgo (Anarchist Black Cross Gotemburgo)
Framåt kamrater (Gotemburgo)

Este texto, juntamente com o Firefund (vaquinha virtual) relacionado pode ser encontrado em https://www.firefund.net/gothenburgafa

abcgbg.net

Tradução > Brulego

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/11/suecia-declaracao-da-arna-sobre-a-manifestacao-antifascista-em-gotemburgo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/05/suecia-nenhum-nazista-vai-marchar-aqui/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/09/01/suecia-protesto-contra-partido-neonazista-reune-milhares-de-pessoas-em-estocolmo/

agência de notícias anarquistas-ana

Quase escondida
entre a casca e o tronco
teia de aranha.

Rodrigo de Almeida Siqueira