[Argentina] Momentos de reflexão e cuidados

Podemos afirmar que o sistema capitalista não existe para proteger e resguardar a população, mas para nos utilizar e descartar segundo a sua conveniência. Isso o vemos refletido no que está acontecendo com esta nova crise sanitária. Para que serve ao “primeiro mundo” a tecnologia, a moderna medicina e farmacologia que tanto apregoam, se as políticas públicas de saúde não podem realizar algo tão básico e fundamental como é a prevenção da saúde? Será que não lhes importa? Será porque o intocável é o eterno deus moderno: o indefinido crescimento e progresso econômico, a irrefreável roda da produtividade?

Estamos agora em momentos de reflexão e cuidados. Como nos cuidam os Estados? Realmente os necessitamos? São eles os que necessitam de nossas costas para que o mundo não desabe? Onde e como criaremos resistências ante isto que está acontecendo? A quê insurgências estamos dispostos?

Que esta crise sanitária nos sirva para avaliar nossa saúde acima de todas as coisas e para compreendermos que não é mais que nossa força de trabalho, somada à delegação do poder político, o que mantêm este sistema.

Periódico Gatx Negrx

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/19/gra-bretanha-coronavirus-nao-e-um-desastre-natural/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/18/italia-entrar-em-greve-para-nao-morrer/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/18/espanha-mundo-covid-19-as-epidemias-na-era-do-capitalismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Girando em cores
Sobe a bolha de sabão
– Gritos também sobem.

Mary Leiko Fukai Terada