[EUA] “O Capitalismo é o Vírus”: Think-Tanks da Direita Pró “Livre-Mercado” são Vandalizados em Washington-DC

Na segunda-feira, 16 de março, uma conta no twitter publicou um comunicado com fotos de pichações e slogans anarquistas sobre a crise provocada pelo coronavírus nas paredes e janelas de dois think-tanks de direita em Washington-DC, o Instituto Cato e o Instituto American Enterprise.

O Instituto Cato foi fundado por Ed Cane, Murray RothBard, que é um “anarco”-capitalista e revisionista histórico, e Charles Koch, da infame, rica e influente família Koch, que ao longo das décadas ajudou a financiar uma variedade de causas e organizações de extrema-direita, republicanas e “libertárias”. De acordo com o The Nation, “o Instituto Cato é um dos líderes da máquina de propaganda do Partido Republicano desde pelo menos meados dos anos 1990”. Segundo o SourceWatch, o Instituto Cato promoveu a privatização de serviços do governo, lutou contra tentativas de regular Wall Street, promoveu o negacionismo climático, apoiou a indústria do tabaco, e se opôs à reforma do financiamento de campanhas políticas.

O Instituto American Enterprise cresceu e se tornou um dos maiores e mais influentes think-tanks da direita. Como a Vanity Fair escreveu: durante os anos Bush II, o Instituto American Enterprise se tornou um “posto de comando intelectual da campanha neoconservadora pela mudança do regime no Iraque”. Além disso, o SourceWatch documentou que este mesmo instituto apoiou o negacionismo climático, se opôs à iniciativa Neutralidade da Rede, e foi contra o aumento do salário mínimo.

Ambos os think-tanks foram fundamentais nos ataques a redes de seguridade e a programas de assistência social para a classe trabalhadora e para os pobres.

De acordo com o comunicado publicado no twitter:

“Nós tomamos essas ações contra os think-tanks dos ricos porque suas políticas nos colocaram neste cenário infernal. O Instituto Cato e o Instituto American Enterprise lutaram com unhas e dentes contra a licença médica remunerada, contra a assistência médica universal, e contra proteções para o trabalhador.

Os ricos vão à jato para seus bunkers de proteção contra desastres e deixam o mundo em confinamento, sem uma rede de seguridade, e endividado com eles. O establishment político gostaria que você acreditasse que esta é uma crise pontual – mas isto é o capitalismo.

Se formos abordar a COVID-19, precisamos abordar as condições que colocam os americanos mais vulneráveis em ainda mais risco.

O encarceramento em massa colocou a vida das pessoas da classe trabalhadora em perigo. O governo federal tem a capacidade de deter pessoas que eles simplesmente acham que portam essa doença durante uma pandemia e colocá-las em segregação médica.

Resumindo, a solução deles é prisões a céu aberto. A nossa solução é apoio mútuo, solidariedade, e um ambiente em que cada ser humano tenha os recursos necessários para sobreviver”.

O comunicado terminou endossando as “5 Demandas” que ganharam popularidade desde o início da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. As demandas são assistência médica gratuita, suspensão do trabalho, suspensão do pagamento de dívidas, liberdade para os presos e para os detidos pela Agência de Imigração, e moradia gratuita para todos.

Fonte: https://itsgoingdown.org/capitalism-is-the-virus-right-wing-free-market-think-tanks-vandalized-in-dc/

Tradução > Sid Sobral

agência de notícias anarquistas-ana

Por este caminho,
Ninguém mais passa —
Tarde de outono.

Bashô