[Espanha] Novidade editorial: ‘Fazendo história’

Disponível em lojas e distribuidoras assim que nos permita a crise sanitária provocada pelo COVID-19

Ainda que nos últimos anos tenham pensado nas mulheres como sujeito histórico, os estudos seguem tentados em apresentá-las com um tratamento vitimista. E já não se trata de que isso seja falso, que as mulheres – e, neste caso, as trabalhadoras – conseguiram vitórias, ainda que parciais, mas vitórias, mas que nestes tempos tão complicados é necessário recordar que o desenvolvimento do movimento feminista se deve graças às lutas de nossas antepassadas que, longe de limitar-se ao papel que lhes conferia uma sociedade misógina, se bateram por seus direitos, sabendo mobilizar-se e organizar-se.

O presente estudo parte de um marco provinciano – o que oferece a então província de Logroño, hoje Comunidade Autônoma de La Rioja – com a ideia de que são precisamente estes contextos, nos quais se supõe que nunca acontece nada, os que oferecem um palco privilegiado para poder apreciar as mudanças sociais, políticas e culturais.

Aleix Romero Peña (Logroño, 1984). Depois de seus estudos secundários e universitários, finalizados com Menção Honrosa e Menção Honrosa ao Melhor Expediente Acadêmico – Prêmio Fim de Carreira segundo a nomenclatura da Universidade de La Rioja -, conheceu alguns dos rostos mais escuros do mundo acadêmico enquanto cursava sua pós graduação. Doutorado finalmente com uma tese que analisa a tantas vezes mal interpretada Ilustração espanhola, centrando-se na figura de Mariano Luis de Urquijo (1769-1817), na atualidade trabalha como professor interino em diversos institutos riojanos, ao mesmo tempo que colabora com meios alternativos como El Salto. Crê que a militância – em seu caso, na Confederação Nacional do Trabalho – não impede que um historiador realize um trabalho sério e rigoroso, sempre que mantenha uma distância com seu tema de estudo e que não trate de enganar ninguém.

Mujeres trabajadoras a la conquista de sus derechos

(La Rioja, 1860-1936)

Aleix Romero Peña

Col. Mujeres, 4

Madrid, 2020

ISBN: 978-84-946807-8-6

312 págs. PVP: 17 euros

fal.cnt.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Saudosa de ti
caminho só pela rua.
É noite de estio.

Fanny Dupré