[Itália] Avançando contra o vento

Dentro da Trintà Farnesina, Ambasciata e Compagnie se corre o risco de ficar preso. Milhares de pessoas em movimento foram esmagadas pelas medidas de segurança do bloqueio ao tentarem retornar aos seus países de origem e, infelizmente, inevitavelmente, também entrelaçadas nos longos braços de formas de especulação nunca em crise. Hostels, hotéis, b&b’s, mercearias e restaurantes estão fechando; os transportes terrestres são poucos e o espaço aéreo está encolhendo. Muitos viajantes são forçados a deixar suas acomodações imediatamente enquanto uns poucos sortudos conseguem manter um quarto enquanto esperam pela confirmação de um voo que para muitos ainda não chegou.

No dia 22 de março a Índia iniciou o primeiro bloqueio parcial de um bilhão e trezentas mil pessoas, o maior bloqueio atualmente em vigor. Desde 25 de março se tornou total. Um rio de pessoas daqueles dias estão tentando deixar as cidades para caminhar até as vilas vizinhas, enquanto a polícia local tenta manter a ordem com o velho método do bastão. Muitos italianos e outras nacionalidades estão indo para os aeroportos para tentar o primeiro voo disponível pelo triplo do preço (se tudo correr bem).

A Farnesina ao enésimo pedido de ajuda responde que, enquanto isso, para “todos” aqueles que ainda têm que esperar, a embaixada está providenciando hospedagem perto do aeroporto de Deli, caso haja concidadãos que fiquem sem. As acomodações selecionadas para o momento de grande dificuldade são categoricamente hotéis 5 estrelas, copiando e colando: Samrat hotel (5 estrelas 6.500 rupias=78 euros para dois adultos); Andaz Delhi (5 estrelas 17.588 rupias=209 euros para dois adultos); Hyatt Regency Delhi (5 estrelas 7.868 rupias=94 euros para duas pessoas).

Para todos aqueles fora de Deli a situação é ainda mais complexa, devido à falta de transporte terrestre. De Pushkar, por exemplo, a Embaixada Italiana oferece aos seus concidadãos táxis de quatro lugares a um custo de 8.388 rupias (102 euros por pessoa) contra 4.112 rupias (50 euros) para aqueles que conseguiram encontrar algum meio alternativo.

Tendo em conta que os custos de transferência via terrestre, taxas de reserva e custos de alojamento são suportados pelos viajantes, isto significa que as instituições estão de olho aberto e, portanto, têm dificuldade em focar os parâmetros necessários para aplicar o modelo #tuttiacasa (todos em casa). Para quem não consegue deitar-se em confortáveis assentos de classe executiva há sempre vôos a partir de um mínimo de mil euros por pessoa. Considerando os custos desproporcionais, muitos italianos estão escolhendo soluções autônomas com todas as dificuldades que a falta de qualquer serviço em terras estrangeiras acarreta.

Enquanto a especulação parece estar saindo da Embaixada Italiana, se registra as condições de pobreza dos desafortunados e a impossibilidade da família ou de terceiros de prover por lei (art. 433 c.c.) ainda oferece um empréstimo a ser pago dentro de 90 dias uma vez dentro da fronteira. Calculando que parece que ninguém suportará o custo da emergência, o endividamento parece ser a única mão estendida.

Bem, espremido o indivíduo de cada recurso, pouco protegido e afetado em várias frentes ao longo da viagem, devemos admitir que quanto aos obstáculos, além daquele metro e meio e a máscara, passando melhor entre dois participantes está o vírus, que eliminou o indivíduo em seu lugar. Por um lado, ele está exausto por um sistema burocrático e político organizado nas páginas históricas do “gato e a raposa”, enquanto por outro lado, uma vez imerso no sistema, ele não pode evitar avançar com ele e assim, para manter uma estrutura psíquica mínima, ele pode ou negar o problema somatizando o conflito, ou liberar o conflito e adaptar-se ao contraste. Em ambos os casos esta manutenção pende sobre um fio muito fino que não oferece nenhuma solução e por enquanto nenhuma mudança efetiva, mas causa danos profundos a todas as partes que compõem esta sociedade, inevitavelmente ligadas umas às outras.

Em situações de crise esses enormes danos não podem mais ser escondidos sob as múltiplas camadas do tapete e as representações dos dogmas absolutos vacilam, justificando qualquer soluço com a imprevisibilidade e enormidade do problema. A política nega qualquer responsabilidade e passa tudo isso para os cidadãos que, por sua vez, dependem das somas institucionais, enquanto o papa levanta as mãos para o céu e delega tudo a Deus, recompensando as vidas de privação com a redenção do paraíso. Com base nisso, construímos nosso espírito de adaptação e traduzimos o instinto de sobrevivência. Apenas alguns dias após o início da quarentena, as maiores potências do mundo gritam por emergência e estão em plena crise porque a rigidez deste sistema não predispõe a qualquer tipo de variação ao mecanicismo do cotidiano e, por isso, ele fica fora de controle a cada mudança de marcha. Definindo “poder” não a capacidade de organizar a qualidade de vida, mas a capacidade de impor seu domínio e seu comando, armando até os dentes de uma engrenagem que só pode começar se for movida por exploração compulsiva.

Em situações de emergência, as classes médias e as mais baixas são aproveitadas pelas manobras financeiras, o PIB que cai, a inflação que sobe, o desemprego que se esgota e a dívida pública que impede um futuro, de modo que permanecem em permanente subalternidade para respirar sem máscara, o pó dos que desfilam com seus cavalos.

Para justificar a militarização repressiva eles transformam um problema de saúde em uma guerra que nós soldados, em nome do nosso país e da bandeira, somos chamados a combater e financiar de dentro dos nossos bunkers surdos e à prova de som. Tudo isso gera um conflito dentro de nós que não é uma disfunção, mas um recurso que deve ser utilizado e transformado em valores fundamentais para a busca da liberdade, primeiro de tudo do pensamento, que são críticas e dúvidas e depois tentar direcioná-las para uma alternativa concreta e finalmente transformar uma crise econômica em uma crise do sistema político.

Por enquanto estão sempre fora das medidas de manutenção da espécie e do coração esterilizado de #casa: imigrantes, requerentes de asilo, operários de fábrica, trabalhadores em obras, call centers, viciados em drogas, moradores de rua e prisioneiros em todos os níveis. Eles não são #tutti (todos).

Laura

Fonte: https://www.umanitanova.org/?p=11998

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

a chuva no charco
traça círculos
sem compasso

Eugénia Tabosa