“O que tem de bom nesta situação toda?”

Por Vantiê Clínio Carvalho de Oliveira e Isaac Barbosa

Para aquelxs que pensam que anarquismo é o caos absoluto e bagunça, ou que pensam que é necessária uma classe mais evoluída de seres humanos para que a Anarquia possa existir

Nestes tempos de pandemia de Covid-19, vários exemplos de autogestão comunitária da saúde coletiva e apoio mútuo estão surgindo. E isto por parte de pessoas que nem são anarquistas e nem têm nenhuma relação com movimentos “políticos”, o que demonstra que o anarquismo sempre esteve presente na humanidade – pois trata-se simplesmente da capacidade humana de colaborar (produzir e decidir junto, em nível horizontal) -, e que a Anarquia não depende dxs “anarquistas”.

Entretanto, o problema dessxs que compõem estas iniciativas autogestionarias mesmo sem conhecerem/estudarem as teorias anarquistas, é que são mais facilmente manipuláveis pelos poderes dominantes – estas pessoas e grupos mesmo que estão desenvolvendo redes de solidariedade autônomas agora, mais tarde, deverão correr para as urnas e “rezarem” por algum governo. Por isto que ambos, prática e teoria, são essenciais.

Porém, é certo que, diversamente dos projetos políticos hierarquizantes que necessitam de militantes doutrinadxs e estruturas políticas formais para se realizarem, o anarquismo, ao contrário, não precisa de nada disso, pode surgir espontaneamente em qualquer lugar, independentemente de intervenções-guias de quaisquer grupos políticos “iluminadxs”.

Não é porque imaginamos os homens melhores do que são, que falamos de comunismo e anarquia. Se existissem anjos entre nós, poderíamos confiar-lhes a tarefa de nos organizar. E ainda assim os chifres cresceriam neles muito rápido! Mas é precisamente porque vemos os homens tais como são, que concluímos: não confiai-lhes a responsabilidade de vos governar. Tal ministro abjeto seria, talvez, um excelente homem se não lhe tivessem dado o poder. O único meio de chegar à harmonia dos interesses é a sociedade sem exploradores, sem governantes. Precisamente porque não existem anjos entre os homens, dizemos: fazei de tal modo que cada homem veja seu interesse nos interesses dos outros, então, não tereis mais a temer suas más paixões.” Piotr Kropotkin

agência de notícias anarquistas-ana

no aconchego da terra
a semente
vive a espera

Eugénia Tabosa