Kafeh, grupo anarquista no Líbano

Durante a segunda metade de setembro [de 2019], houve uma onda de protestos no Líbano, começando na Praça dos Mártires de Beirute e indo para o prédio do Parlamento, na Praça Nejmeh, com a intenção de romper as barreiras de segurança e expulsar o governo corrupto.

Esses protestos seguem uma vasta crise econômica advinda de governos minoritários enchendo seus próprios bolsos. O Líbano é governado por um sistema político baseado em seitas, que permanece inalterado desde o final da guerra civil libanesa em 1991 e, apesar das ondas de ação durante a Primavera Árabe em 2011, o governo permanece no controle com punho de ferro e um coração preto.

Sejam Cristãos, Sunitas, Xiitas, Alauítas ou Drusos, todos os libaneses da classe trabalhadora enfrentam uma nova onda de impostos e uma economia precária. A realidade diária da falta de comida nos armários e de água nas torneiras os deixou com apenas uma opção. Eles saíram às ruas para protestar por uma existência decente, apenas para se verem lidando com a terrível brutalidade policial.

No meio disso, existe um grupo relativamente novo que sai às ruas, organizando e compartilhando a política do anarquismo, eles são chamados Kafeh! ou luta. Eles se formaram em dezembro do ano passado como “big tent (grande tenda)” coletivo de camaradas anarquistas (incluindo comunistas anarquistas, mutualistas, veganos e sindicalistas anarcos) e rapidamente se tornaram uma parte ativa da aliança de oposição ao governo e, subsequentemente, a atual onda de manifestações.

“E nosso objetivo a curto prazo é derrubar a atual oligarquia corrupta que domina o Líbano e nosso objetivo a longo prazo é alcançar o anarquismo no Líbano e na região, construindo comunas independentes ou tornando toda a sociedade anarquista”, contam.

KAFEH! ou luta! é um movimento anarquista cujo objetivo é alcançar uma sociedade descentralizada sem autoridade e que defenda os valores da liberdade, justiça social, igualitarismo e secularismo.

A palavra “KAFEH!” é um resumo em árabe do termo: “Effective Free Anarchist Cadres (Estruturas Anarquistas Livres Efetivas)”.

A premissa do movimento é a anarquia ou o antiautoritarismo libertário.

“KAFEH!” o Movimento rejeita o sistema dominante patriarcal autoritário no Líbano, que é uma instituição centralizada que incita o sectarismo e o capitalismo ganancioso, a fim de apoiar a alocação de cotas, exploração e divisão de poder, recursos e riqueza pública.

“KAFEH!” busca transformar o status quo atual do sistema em uma descentralização estendida que consista em pequenas comunidades locais (comunas), cada uma escolhendo seu próprio sistema de autorregulação, respeitando a liberdade, a justiça social, o igualitarismo e o secularismo.

“KAFEH!” tem como objetivo minimizar os deveres do Estado para a arrecadação de impostos de cada comunidade, a fim de fornecer serviços sociais e infraestrutura igualmente distribuídos entre todas as comunidades.

“KAFEH!” apoia o princípio da liberdade individual absoluta nas escolhas, crenças, opiniões, expressões, ideias e outros princípios da vida, com base na declaração de direitos humanos.

“KAFEH!” insiste na necessidade de mudar o sistema atual por todas as suas formas.

“KAFEH!” considera que qualquer forma de mudança não pode ser verdadeira se não incluir a proteção da fauna e da flora expressa por um pacto entre todas as comunidades.

“KAFEH!” declara-se protetor dos fracos e dos oprimidos, bem como das vítimas de injustiças praticadas pelo sistema dominante patriarcal autoritário atual.

Você pode entrar em contato com o grupo através desta conta de mídia social: facebook.com/kafeh.lebanon

Ou pelo site: kafeh.org

Tradução > A. Padalecki

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/02/20/libano-quando-o-povo-fica-com-fome-ele-come-seus-governantes/

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro sem som
onde a gente se lembra
do que nunca soube

Guimarães Rosa