[França] Damos as boas-vindas à revista “Memoria Libertaria” da “Asociación 24 août 1944”

Este projeto surge na “Asociación 24 août 1944” de Paris, constituída por descendentes de exilados libertários após a guerra. Nos apresentam o primeiro número da revista “Memoria Libertaria” onde  analisam-se situações e fatos nos quais o movimento libertário esteve presente.

“MEMORIA LIBERTARIA” é incentivada e publicada pelo coletivo “Memoria para el Futuro”, formado por membros fundadores da “Asociación 24 de agosto de 1944” de Paris.

Através deste boletim, o coletivo deseja pôr a disposição textos e análises sobre a história dos movimentos de emancipação, sobre o exílio libertário, mas também sobre as lutas sociais atuais.

Este primeiro número é dedicado ao Pacto da Moncloa e a transição “democrática” posta em marcha após a morte de Franco com a cumplicidade dos partidos de esquerda (PSOE e PCE), que acabou com qualquer esperança das vítimas da repressão franquista de que se fizesse justiça e de que os culpados dos crimes contra os opositores: ministros, militares, policiais e ativistas de extrema direita fossem levados ante a justiça.

O segundo artigo é dedicado a participação dos anarquistas espanhóis na Resistência francesa.

O terceiro texto é dedicado ao movimento de emancipação Mujeres Libres.

Por fim, rendemos homenagem com uma carta de Charo Arroyo ao ativista antifranquista Chato Galante, que acaba de morrer após ser atingido pelo Covid-19.

Contato: memorialibertaria36@gmail.com

Para baixar este número em formato pdf, pode-se ir à página web de nossos companheiros do site “Otro Futuro” dedicada a “Memoria Libertaria”:

http://www.autrefutur.net/Vient-de-paraitre-MEMORIA-LIBERTARIA?fbclid=Iw

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Um sereno forte
Algumas recordações
Molham minha casa.

Jean Carlos Iwanczuk – 13 anos