[Espanha] Carta de um pai insubmisso

Sou o pai de uma menina de oito anos e de um menino de três anos. Vivemos em uma vila com mais de 20.000 habitantes. Assim que o governo espanhol declarou “estado de alarme” sobre a propagação do coronavírus Covid-19, minha companheira e eu ficamos claros que, sabendo o que se sabia sobre o vírus e vendo que o governo continuava a enviar milhares de trabalhadores para o trabalho, não deveríamos manter nossos filhos trancados em casa. Consideramos “essencial” que nossos filhos saíssem para a rua.

O decreto do estado de emergência nos deixou a brecha de levar nossos filhos às compras e afirmar que não havia outro adulto com quem eles pudessem ficar em casa. No entanto, não nos pareceu ser a coisa mais sensata ou segura, para eles ou para os outros, levar nossos filhos para ficar em filas, ou para as lojas em espaços fechados. Decidimos que eu iria às compras sozinho e depois sair com nossos filhos. Então, depois que as lojas fecharam ao meio-dia, tomando ruas que não eram frequentadas por pedestres ou policiais, não se aproximando de ninguém, não falando com ninguém e não tocando em nada, minha filha e eu saímos da nossa vila todos os dias e caminhamos por uma hora ao longo de uma estrada de montanha.

Minha companheira também saiu com nosso filho diariamente, com a mesma disciplina, sempre em espaços abertos, mas sem nunca sair da vila. Ela teve que suportar ser censurada por uma senhora qualquer em sua varanda, e a polícia os mandou para casa, de uma forma ruim, sem parar para mostrar se havia realmente outro adulto com quem nosso filho pudesse ficar enquanto ela ia à farmácia de plantão, por exemplo.

Quatro semanas se passaram após a declaração do estado de alarme. Os dados devem ter sido melhores, pois o governo decidiu enviar de volta ao trabalho os milhares de trabalhadores “não essenciais” que havia tirado das ruas duas semanas antes. Contudo, optou também por manter as crianças fechadas em suas casas e continuar impondo o mais severo regime de confinamento da Europa, que não leva em conta as diferenças entre cidades, regiões ou cidades e das quais nem mesmo as ilhas são poupadas. Eles não parecem ter percebido que, para conseguir um pouco de ar fresco, condenaram quem não tem um cão a ir às lojas em espaços fechados e comprar qualquer coisa para obter um recibo que lhes sirva de salvaguarda da polícia, quando seria consideravelmente menos perigoso, virologicamente falando, poder dar um passeio limitado ao ar livre. Para isso, além de utilizar discursos paternalistas que infantilizam a população, o governo tem promovido bombardeios midiáticos com coletivas de imprensa nas quais, após a contagem ocasional de baixas, senhores de uniforme dão conta do enorme número de sanções impostas. A “desescalada” policial e militar pode ser a última coisa que vemos nesta crise.

Após cinco semanas, a curva de infecção já estava “achatada”, o risco de colapso do sistema de saúde espanhol estava muito menor e as evidências científicas começavam a lançar dúvidas sobre se as crianças são os principais “vetores de transmissão” do coronavírus, tornando ainda mais evidente que o confinamento total das crianças é uma decisão política e não científica. Isto, por outro lado, já havia sido demonstrado pelas diversas políticas, com diferentes medidas de gestão de crise, promovidas pelos diversos governos europeus.

Devido a um problema de trabalho, em um dia em que não tínhamos conseguido sair com nossos filhos ao meio-dia, decidimos fazê-lo à noite. Novamente, depois da hora dos comércios fecharem, e com rigorosa disciplina, saímos de casa separadamente, eu com a menina e minha companheira com o menino. Porém, nesta ocasião, mais de cinco semanas depois, e para celebrar o fato de que alguns dias antes de ter sido anunciado que finalmente poderíamos sair com nossos filhos mais calmamente, decidimos nos encontrar, correr e pular um pouco juntos atrás de uma casa remota onde ninguém mora atualmente. No entanto, alguém nos viu e nos denunciou à polícia municipal. Um carro patrulha saiu para nos conhecer. Embora um dos dois oficiais, visivelmente nervoso, ameaçou algumas vezes nos multar, eles finalmente pegaram meus dados e nos deixaram ir “com um aviso”.

Não sei se o mais calmo dos policiais tomou essa decisão pessoalmente, por causa de algum slogan de seus superiores ou por alguma sugestão dos líderes políticos do município. Seja qual for o motivo, a verdade é que nos poupou de ter que recorrer contra a multa para não sermos forçados a pagá-la. De fato, inúmeros juristas, e até mesmo a assessoria jurídica do Estado, expressaram dúvidas sobre a legalidade de muitas das multas que estão sendo aplicadas. Parece que para ser multado de acordo com a lei, você deve ter desobedecido a uma ordem expressa, clara e individualizada, ou seja, de se recusar a ir para casa, mesmo que tenha sido ordenado por um policial.

Em todo caso, não nos foi permitido sair antes que um dos policiais, na frente de nossos filhos, comparasse a situação atual com uma guerra e nos lembrando que “a lei é a mesma para todos”. Não era hora para brincadeiras, não sei o que a Lei da Mordaça diz sobre o senso de humor. Entretanto, até minha filha de oito anos acha óbvio que passar o confinamento em uma casa com várias centenas de metros quadrados e tantas áreas de jardim, como a que estávamos atrás quando a polícia apareceu, deve ser muito mais saudável e suportável do que estar em nosso apartamento alugado sem varanda. Anatole France disse certa vez que “a majestosa igualdade das leis proíbe tanto ricos como pobres de dormir debaixo de pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão”.

Em todo caso, no dia seguinte saímos novamente para o mato e para a rua, e o fizemos até hoje, porque esta nos parece ser a melhor maneira de cuidar de nossos filhos, de nós mesmos e da sociedade. Felizmente, graças aos esforços de muitos outros, a minha geração não teve a oportunidade de se declarar inapta para o serviço militar obrigatório. Entretanto, o mundo de hoje oferece e proporcionará muitas outras oportunidades para a prática da insubordinação, e acreditamos que o mundo estará melhor se o fizermos.

Não escrevi isto antes porque não queria colocar o foco de atenção, ou o foco repressivo, naquelas pessoas que, como nós, decidiram não seguir, em relação aos seus filhos, todas as diretrizes do decreto do estado de emergência. Agora que podemos sair por uma hora na rua com nossos filhos, não quero terminar estas linhas sem mandar um abraço para aqueles pais com filhos que encontrei, por acaso e sem uma palavra, nestas seis semanas. Nós nos vimos e nos reconhecemos. Um abraço. Gostaria também de agradecer a todos aqueles que nos viram de suas janelas e, talvez sem concordar com o que estávamos fazendo, optaram por não chamar a polícia. Obrigado.

Eu só posso desejar uma boa noite a todos vocês. Vou contar aos meus filhos a história do vice-presidente que comprou uma casa com um jardim e depois trancou seus antigos vizinhos da classe trabalhadora em suas casas.

Vejo você na rua.

Um pai insubmisso

Este texto pode ser reproduzido tranquilamente

PS: Se alguém gostaria de saber mais sobre as evidências científicas que mencionei acima, por favor veja “O Confinamento Infantil não tem Base Científica”, Ewa Chmielewska, CTXT, 21 de abril de 2020.

Fonte: https://www.edicioneselsalmon.com/2020/04/25/carta-de-un-padre-insumiso/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Feira de orquídeas —
Minha mãe sempre falava
Das cores do mundo

Tony Marques