Explosão social no Líbano

Por Nantes Révoltée | 30/04/2020

Os bancos como alvo no fim do confinamento

No Líbano a Covid-19 e a crise econômica causada provocam um rápido aumento da pobreza, em um país onde a desigualdade social já é muito alta.

O valor da libra libanesa despencou 20% e os preços das commodities subiram em média 55%. Assim, são os mais pobres que pagam o preço da “crise”, enquanto os mais ricos prosperam.

O desemprego em massa que explode com o confinamento e a degradação das condições de vida dos mais precários incentiva a revolta social que tinha começado no último outono por meio de uma grande mobilização popular, exigindo justiça social e a destituição do poder corrupto em vigor. Centenas de pessoas já tinham sido feridas pelo exército e o primeiro ministro foi forçado a renunciar.

No começo de março, quando a crise sanitária se intensificou, os bancos decidiram limitar ou mesmo proibir o acesso dos libaneses às suas poupanças escassas, sendo que 50% da população está abaixo da linha da pobreza. Lembramos que a população do Líbano é composta 30% por refugiados – sobretudo de Palestinos e Sírios –, a maior concentração de refugiados por habitante no mundo. A situação humanitária é dramática, contraposta a grande quantidade de milionários do país, incluindo membros do governo.

A nova onda de manifestações que começou há alguns dias se estendeu a todo o país a favor do fim do confinamento decidido na segunda-feira, depois de semanas de protestos. Os manifestantes foram violentamente reprimidos pela polícia e exército, principalmente graças a ajuda do arsenal repressivo vindo da França. Fawaz Fouand Samman, um jovem manifestante de 26 anos, foi morto a tiros em 27 de abril em Tripoli, aumentando ainda mais a revolta.

Os bancos, que reivindicam milhões de libras libanesas do Estado e impedem a população de recuperar a sua subsistência, são os principais alvos dessa revolta. Muitos foram incendiados, nas cidades de Trípoli no Norte e Saïda no Sul. E muitos confrontos aconteceram: coquetéis molotov e barricadas contra granadas e armas de fogo.

O governo deve decidir hoje sobre um “plano de resgate”.

Ele consistirá em devolver o poder ao povo e distribuir a riqueza?

Tradução > Estrela

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/06/libano-chegou-a-hora-da-vinganca/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/04/kafeh-grupo-anarquista-no-libano/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/02/agitacao-no-libano/

agência de notícias anarquistas-ana

no olho da calma
o silêncio do encontro…
momento preciso

Gustavo Terra