[Itália] Operação policial contra anarquistas em Bolonha

Na noite de 13 de maio de 2020, durante uma operação policial, sete anarquistas foram presos em Bolonha, Milão e Toscana, outros cinco foram obrigados a permanecer nos municípios de residência. Policiais também invadiram o espaço de documentação anarquista Il Tribolo em Bolonha. A operação repressiva, chamada “Il Ritrovo”, foi coordenada pelo promotor Stefano Dambruoso e os Carabinieri do ROS (Raggruppamento Operativo Speciale), que realizaram as detenções e buscas em conjunto com o comando provincial dos Carabinieri em Bolonha.

Os sete presos são acusados nos processos previstos no artigo 270 bis do código penal (associação subversiva para fins de terrorismo ou subversão da ordem democrática), as demais acusações estão relacionadas aos artigos 414 (incitação ao crime), 639 (desfiguração e sujeira) e 635 (dano). Uma pessoa é acusada no artigo 423 (incêndio) pelo ataque incendiário de 16 de dezembro de 2018 contra algumas antenas de telecomunicações localizadas em San Donato, em Bolonha, e destinadas à transmissão de redes de televisão nacionais e locais. No local estava a pichação “Desligue as antenas, desperte a consciência. Solidariedade com os anarquistas detidos e sob vigilância”.

As forças repressivas afirmam que os anarquistas presos são acusados de criar uma associação terrorista subversiva que tem “o objetivo de afirmar e espalhar a ideologia anarquista insurrecional, além de instigar, com a divulgação de material de propaganda, a missão de atos de violência contra instituições”. Além disso, a promotoria de Bolonha, com a ajuda da mídia do regime, sublinhou que as medidas cautelares assumem um “valor estratégico preventivo destinado a evitar que, em um momento posterior da tensão social, derivado da situação particular [ligado à epidemia de coronavírus], ocorram outras vezes uma campanha antiestatista mais geral”.

Estes são os endereços atuais dos companheiros e companheiras presas:

Giuseppe Caprioli
C. R. di Alessandria “San Michele”
Strada statale per Casale 50/A
15121 Alessandria
Itália

Stefania Carolei
C. C. di Vigevano
Via Gravellona 240
27029 Vigevano (PV)
Itália

Duccio Cenni
C. C. di Ferrara
Via Arginone 327
44122 Ferrara
Itália

Leonardo Neri
C. R. di Alessandria “San Michele”
Strada statale per Casale 50/A
15121 Alessandria
Itália

Guido Paoletti
C. C. di Ferrara
Via Arginone 327
44122 Ferrara
Itália

Elena Riva
C. C. di Piacenza
Strada delle Novate 65
29122 Piacenza
Itália

Nicole Savoia
C. C. di Piacenza
Strada delle Novate 65
29122 Piacenza
Itália

agência de notícias anarquistas-ana

cada haikai
uma nova peça
num quebra-cabeça sem fim

George Swede