[Nova Zelândia] Feliz 25º aniversário para a Freedom Shop!

Fazemos 25 anos!

The Freedom Shop – Livraria Anarquista em Te Whanganui-A-Tara/Wellington, Aotearoa/Nova Zelândia

Há vinte e cinco anos, no dia 1° de maio de 1995, membros do grupo anarquista Comitê para o Estabelecimento da Civilização (CEC) iniciaram a Anarchist Books no espaço existente da Organização Nacional para a Reforma das Leis da Marijuana (NORML), chamada Freedom Shop, num pequeno edifício na 272 Cuba St.

Muita coisa mudou desde então — o edifício abriu caminho para o mal chamado “bypass” (via que circunda), o distrito de Cuba St ficou gentrificado, a Freedom Shop está agora em Newtown e o futuro do material impresso é incerto.

Mas algumas coisas não mudaram. Planos para ainda mais estradas e mais destruição de bairros que naquela altura resultaram na via, ainda são questões eleitorais hoje em dia com slogans cativantes como “4 lanes to the planes” (“4 pistas para os aviões”) – um lembrete de que construir mais estradas inevitavelmente cria a procura de ainda mais estradas. E este ano vai ocorrer o referendo sobre a reforma da lei da cannabis, o resultado da campanha para “normalizar” a marijuana que criou a Freedom Shop original.

25 anos é definitivamente motivo para um coletivo anarquista comemorar e estávamos ocupados e ocupadas planejando uma grande festa, autêntica, com bandas e tudo mais. Mas depois surgiu o Covid-19 e a vida foi suspensa. Mas vamos compensar assim que pudermos estar todos e todas no mesmo espaço novamente. Porque o espaço físico de uma loja é uma coisa que ainda torna mais atraente ir à Freedom Shop do que fazer download de um texto da web.

Enquanto isso, aqui está uma breve história¹ da loja que escrevemos para o nosso 20º aniversário.

Vemo-nos todos e todas nas barricadas.

The Freedom Shop

Livros, Zines, Panfletos, Camisetas, Patches, Bottons, etc. Anarquistas. Se não conseguires ir à loja durante o horário de funcionamento, mande um e-mail para freedomshopaotearoa@gmail.com ou nos envie uma carta. O nosso endereço postal é: POB 9263, Wellington 6141.

A The Freedom Shop é uma livraria e centro de informações anarquista sem fins lucrativos. O nosso objetivo é divulgar informações radicais e apoiar a cultura anarquista DIY (“Do It Yourself”).

A loja é administrada por um coletivo de voluntários e voluntárias dedicadas à tomada de decisão não hierárquica baseada em consenso.

Estamos lutando por um mundo livre de opressão e coerção. Acreditamos em agir de forma coerente com os nossos ideais. Portanto, o coletivo e a loja devem estar livres de dominação e discriminação, incluindo (mas não limitado a) racismo, sexismo, homofobia, violência física e assédio de qualquer tipo.

freedomshopaotearoa.blogspot.com

[1] https://drive.google.com/file/d/0ByDmKvvb59wgeXpYclV6TWRFVGs/view

Tradução > Ananás

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/10/nova-zelandia-acampamento-anarquista-2019-retomando-o-anarquismo-em-aotearoa/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/17/eua-conheca-os-anarquistas-que-montam-bicicletas-para-desmantelar-o-capitalismo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/05/09/nova-zelandia-estamos-felizes-com-o-movimento-que-a-feira-proporcionou-ao-anarquismo-local/

agência de notícias anarquistas-ana

meio dia
dormem ao sol
menino e melancias

Alice Ruiz