[EUA] Grupo neonazista Patriot Front vandaliza o histórico ponto de encontro punk da Gilman Street

No início desta semana, o grupo neonazista Patriot Front (Frente Patriótica) vandalizou a frente do histórico espaço de música punk na Gilman Street (recentemente fechado devido à pandemia de COVID-19) com uma estampa promovendo seu site e vários adesivos. O grafite é apenas o mais recente em uma contínua campanha levada a cabo pelos membros da Patriot Front para promover tal organização na Bay Area (baía de São Francisco). Grupos antifascistas locais relataram que adesivos da Patriot Front também foram achados recentemente (e rapidamente destruídos) ao redor do campus da UC Berkerley [Universidade da Califórnia] e em várias cidades da região da baía.

O grupo antifascista Bay 161 relatou:

Materiais promocionais na forma de adesivos, pôsteres e estampas foram colocados em vários locais da Bay Area com uma frequência crescente – mais de 50 vezes em aproximadamente seis meses. Seus membros gostam de atacar lugares com relevância cultural, especialmente aqueles que parecem ser inclinados à esquerda, como revelado por sua conta no Twitter. Os locais repetidos incluem o Golden Gate Park, a UC Berkeley, e a Alameda. Alguns lugares tem deliberadamente uma posição de destaque, como a esquina de Haight e Ashbury e mais recentemente, a porta da frente do espaço DIY, 924, na Gilman Street.”

A Patriot Front é uma reformulação da Vanguard America (“Vanguarda da América”), que surgiu do fórum de internet neonazista Iron March (“Marcha de Ferro”). Organizações paramilitares violentas como a Atom Waffen, que foi ligada a vários assassinatos e planos de atentados, também surgiram do mesmo espaço online e esses grupos continuam tendo alguma ligação com a Patriot Front. Em 2017, a Vanguard America foi parte de uma coalizão chamada de Nationalist Front (“Frente Nacionalista”) que incluía outras organizações neonazistas, divisões da Ku Klux Klan (KKK), e grupos neoconfederados, que marcharam em Charlottesville na mortal manifestação Unite the Right (“Unir a Direita”). Visto usando um uniforme da Vanguard America e carregando um escudo com o logotipo do grupo estava James Alex Fields Jr, que mais tarde nesse mesmo dia assassinaria a manifestante antifascista Heather Heyer. Após os eventos em Charlottesville, a Vanguard America passou a se chamar Patriot Front, em uma tentativa de se distanciar da violência.

Apesar disso, o grupo tem sido associado a vários outros atos de violência. Na Flórida, membros do grupo faziam parte de um destacamento de segurança para o líder neonazista Richard Spencer, que falava em um campus universitário local. Após o evento, membros do grupo abriram fogo contra os contra-manifestantes que estavam esperando em um ponto de ônibus, quase matando-os. Membros da Patriot Front também realizaram manifestações do lado de fora de várias feiras de livros eventos anarquistas na tentativa de atrapalhar aqueles do lado de dentro. Muitos acreditam que eles também são responsáveis por vários atos de vandalismo nos Infoshops e livrarias radicais.

Desde 2016, grupos de nacionalistas da Alt-Right (Direita Alternativa) e supremacistas brancos estão tendo uma presença crescente na Bay Area, frequentemente com resultados desastrosos. Em 2016 e 2017, a Identity Evropa, agora rebatizada como a American Identity Movement (“Movimento de Identidade Americana”), tentou realizar vários eventos na Bay Area, apenas para serem expulsos das ruas. O podcaster neonazista local e porta-voz da Unite the Right, Johnny Monoxide foi expulso de Berkeley depois que ele foi identificado pela comunidade geral. Patrick Little, um neonazista que pediu abertamente a violência contra os Judeus, também foi exposto como morador da Bay Area e agora deixou a região.

A Bay Area tem uma rica história antifascista. Desde o combate à KKK no período pós-Direitos Civis, expulsando os neonazistas do cenário e dos clubes punks, como na Gilman Street no início dos anos 90, até mobilizações em massa contra a Alt-Right no período pós-Trump. Com a educação comunitária, a mobilização, e o aumento da comunicação, esperamos que a Patriot Front em breve se torne simplesmente o último grupo de racistas patéticos a saírem da cidade.

Fonte: https://itsgoingdown.org/neo-nazi-group-patriot-front-vandalizes-historic-gilman-street-punk-venue/

Tradução > Brulego

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/27/eua-fascistas-falham-em-tentativa-de-perturbar-a-feira-do-livro-anarquista-de-boston/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/30/eua-video-vanguard-america-tenta-invadir-a-feira-do-livro-anarquista-de-houston/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/30/eua-confrontos-entre-ultradireitistas-e-manifestantes-antifascistas-na-california-fachos-levaram-a-pior/

agência de notícias anarquistas-ana

Capela em ruínas.
As aranhas tecem véus.
Cobrindo o silêncio.

José N. Reis