[França] Nantes: Centenas de pessoas se manifestam contra as violências policiais e o racismo

Motivados pela revolta que atinge os Estados Unidos, centenas de pessoas se reuniram ontem (02/06) à noite em Nantes contra as violências do Estado. Uma multidão inesperada em baixo da Carrière Misery, em um chamado improvisado, divulgado algumas horas mais cedo, na impressionante ausência da esquerda de Nantes.

Começando timidamente, a caminhada partiu em direção ao centro da cidade. Os nomes das pessoas mortas pela polícia foram listados pela multidão exigindo justiça, principalmente as vítimas em Nantes nos últimos anos: Abdou, Aboubacar, e Steve. Começaram com 400, e aumentou a medida em que avançava, atingindo cerca de mil participantes. Uma tropa de CRS (Companhias Republicanas de Segurança) que foi acionada pelo prefeito para bloquear a manifestação, retirou-se do Quai de la Fosse. No comércio, os gritos “a vida dos negros conta” ecoavam. No centro, os terraços lotados aplaudiam em uníssono a passagem dos manifestantes gritando “sem justiça, sem paz”, e alguns clientes se juntaram à marcha.  Apoio popular que atesta a importância das questões de violência estatal, racismo e impunidade policial na mente das pessoas.

A manifestação, muito dinâmica, foi capaz de percorrer todas as ruas do centro histórico, de Bouffay à Place Royale, desertas de polícia. Uma tática bastante inteligente do prefeito: uma manifestação livre de tensão artificialmente criada pela polícia, que paradoxalmente torna o evento quase invisível na mídia.

Foi a primeira manifestação real em Nantes desde o confinamento. O movimento está apenas começando a se espalhar, vejo você nos próximos dias!

Nantes Révoltée

Tradução > Estrela

agência de notícias anarquistas-ana

A porta da casa
amarela-se com folhas
pintadas de outono.

Júlio Parreira