[Espanha] Mark Bray: “Não há nem de longe grupos antifas suficientes para realizar o que estamos vendo”

O autor de “Antifa. O “manual antifascista”, assegura que é difícil saber a implicação nos protestos dos Estados Unidos deste movimento horizontal e minoritário, que Trump anunciou que vai declarar como uma organização terrorista.

Santiago Abascal levou dois dias para adaptar seu vocabulário ao de Donald Trump. “O governo dos socialistas e comunistas, e os hipócritas pijiprogres, incentivam multidões antifascistas e ilegais que atacam a polícia”, escreveu o líder do Vox [partido de direita espanhol] no Twitter na terça-feira, em uma mensagem acompanhando um vídeo supostamente gravado em Zaragoza, onde um grupo de pessoas pode ser visto pulando e andando por uma estrada enquanto canta contra o abuso policial. Em 31 de maio, o presidente dos Estados Unidos havia anunciado pelo mesmo canal, seu meio de comunicação habitual, que “os Estados Unidos da América designarão a ANTIFA como uma organização terrorista”, (advertência à qual Abascal respondeu assegurando que “na Espanha o PSOE os senta (sic) no Conselho de Ministros e na CNI”). De costa a costa, o país americano está mergulhado há nove dias no que poderia ser considerado a maior revolta social do último meio século da história: uma onda de protestos pela enésima morte de um cidadão negro às mãos da polícia – o segurança George Floyd, assassinado em Minnesota -, que continua crescendo de intensidade apesar da imposição do toque de recolher e da ameaça de Trump de usar o exército. Segundo o político e magnata americano, os culpados da situação – você sempre tem que procurá-los – estariam claramente definidos.

De suas palavras, para Donald Trump, Antifa seria algo como um grupo unificado, praticamente uma associação política com seus militantes, sua sede e seus estatutos. Uma série de pessoas que estariam por trás não só dos protestos que estão queimando nos Estados Unidos, mas também dos tremores secundários que estão em erupção em outros países, da Espanha para o Reino Unido. No entanto, a realidade sempre complexa está longe dessa simples explicação. Em 2017, o historiador Mark Bray escreveu “Antifa. O manual antifascista” (publicado na Espanha pela Capitão Swing), livro que se tornou uma referência onde ele coleta e analisa a história do movimento antifascista desde o início do século XX até os dias de hoje, e no qual inclui os depoimentos de mais de 60 antifascistas contemporâneos de 17 países, de seu Estados Unidos de origem a vários estados europeus, incluindo a Espanha. “Embora a história do antifascismo remonte há 100 anos, com Hitler, Mussolini… A palavra Antifa surge depois da Segunda Guerra Mundial na Europa e depois nos Estados Unidos, e passou a designar uma tendência dentro do amplo movimento antifascista em que diferentes pessoas se unem na luta comum contra a extrema direita através de ações diretas, evitando recorrer à polícia, ao Estado ou às forças de segurança”, explica Bray em uma conversa telefônica de sua casa em Nova York, onde está confinado para proteger sua família do coronavírus.

Como enfatiza o autor, “Antifa não é um grupo unitário, como Trump afirmou”, mas é um “tipo de política” que é estruturada através de diferentes círculos “autônomos e descentralizados”, dos quais há um número indefinido não só nos Estados Unidos e Europa, mas também em outras partes do mundo. “É difícil dizer até que ponto eles estão envolvidos nos protestos, porque eles não divulgam suas atividades e é difícil saber quantos membros estão envolvidos”, diz ele. A conclusão mais lógica a tirar é que a maioria das pessoas que marcham nas ruas de dezenas de cidades americanas são indivíduos sem uma única filiação política que estão simplesmente “zangados” com o racismo sistêmico nos Estados Unidos. “Em geral, isso tem sido rotulado como um protesto da Black Lives Matter, que é uma organização específica, mas também um termo que é aplicado mais amplamente para descrever o movimento relativamente recente contra o assassinato de negros pela polícia”, acrescenta Bray. “Mas muitas das pessoas que participam das manifestações não pertencem a nenhum movimento ou partido.

O fato de que o envolvimento dos Antifas nos tumultos nos Estados Unidos não pode ser quantificado não significa, em nenhum caso, que os manifestantes não estejam presentes. “Acho razoável pensar que alguns deles estão participando com diferentes formas de protestos e atividades de resistência, mas simplesmente não há membros ou grupos Antifas suficientes nos Estados Unidos para realizar o que estamos vendo”, diz Bray, que nunca fez parte de nenhum desses grupos, mas foi um dos organizadores do Occupy Wall Street em Nova York em 2011, um período de ativismo no qual ele fez muitos dos contatos necessários para realizar as entrevistas em seu livro. Organizados através de reuniões presenciais e online, alguns desses pequenos grupos compartilham informações e táticas, mas nunca se abrigam sob o guarda-chuva de uma estrutura hierárquica. Há um site que reúne uma dúzia de grupos, The Torch Network, mas a conta do Twitter que foi lançada hoje em dia, ANTIFA America, é na verdade o trabalho de supremacistas brancos que querem fazer barulho. “A meu ver, os grupos Antifas que existem em uma cidade como Nova York estão realmente em contato uns com os outros. Mas a filiação é muitas vezes reduzida, porque eles não querem ser infiltrados pela polícia. Quando você se junta a um desses grupos você o faz com um forte compromisso, então não é algo que tenha sido projetado para ser política de massa”, diz Bray. “E há alguns grupos que, para evitar serem infiltrados, não aceitam novos membros”.

Nas páginas do Antifa, o autor delimita três períodos diferentes da luta antifascista: o primeiro até 1945, o segundo até 2003 e o terceiro, atualmente. Bray acredita que o antifascismo tende a surgir como uma reação ao fascismo, algo que ele viu quando estava se documentando para escrever o livro. “Quando você pergunta quando um grupo começou, eles dizem: ‘Foi há três anos, porque foi quando o grupo neonazista local se organizou’. E quando você pergunta quando se dissolveu, eles dizem: ‘Alguns anos depois, quando o líder do grupo neonazista local se mudou para outro estado, e nós mudamos nossos objetivos para lutar contra a construção de um oleoduto’. “Este tem sido o caso nos últimos anos, quando houve uma espécie de explosão de interesse no Antifa e na organização de uma reação à campanha eleitoral e à vitória de Donald Trump”, acrescenta o autor, que alerta para os perigos da equidistância, uma tendência a equiparar os polos opostos que em inglês chamam de “the horseshoe theory”, pois nela os dois extremos se unem. “O que a extrema esquerda e a extrema direita têm em comum é que nenhuma delas é liberal e nenhuma delas joga pelas regras da estabilidade discursiva, cita, ou pelas políticas que estão no centro do espectro”, diz ele. “Por exemplo, historicamente, os fascistas têm interrompido os discursos de seus adversários, e os antifascistas têm feito o mesmo. É por isso que algumas pessoas dizem: ‘Eles têm algo em comum’. Mas para mim você não pode comparar dois tipos de políticas baseadas apenas em táticas, mas sim nas razões pelas quais elas executam essas táticas. Não é o mesmo ser misógino que ser feminista, antirracista como ser racista, imperialista como ser anti-imperialista.

Fonte:https://elpais.com/cultura/2020/06/03/babelia/1591202058_209625.html?ssm=FB_CM_BABE&fbclid=IwAR3uXy5mgrU8wJTPrswKGUfTREruLtfKNEW8S6UfDU9N2gpZiE0aKET39mw#Echobox=1591256088

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/18/lancamento-antifa-o-manual-antifascista-de-mark-bray/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/07/lancamento-cinco-licoes-de-historia-para-antifascistas-de-mark-bray/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/23/espanha-lancamento-antifa-o-manual-antifascista-de-mark-bray/

agência de notícias anarquistas-ana

volta cometa –
serão as saudades
deste planeta?

Carlos Seabra