[Belo Horizonte-MG] Varal Solidário

No meio do ano o frio na capital mineira costuma ser intenso e a população em situação de rua, que se tornou ainda mais numerosa graças à crise econômica que acompanha o desgoverno Bol$onazi e a pandemia mundial do Covid-19, é a que mais sofre neste processo.

Com uma iniciativa relativamente simples, 3 indivíduos com afinidades políticas planejaram uma ação solidária para tentar ao menos amenizar um pouco esta situação para algumas dessas pessoas.

Ao longo de uma semana elxs juntaram toda sorte de roupas, calçados e cobertores que dispunham em suas próprias casas e que não utilizavam mais (ou que ainda assim se dispunham a doar) e, numa tarde de domingo do dia 24 de maio, convergiram para debaixo do Viaduto Santa Tereza (Centro de BH), uma área onde se concentra muita gente em situação de rua, e estenderam um grande varal, feito com um cabo destes de internet nos quais tropeçamos nas ruas vez ou outra, e lá expuseram todo o material recolhido. Além disso, só uma placa feita em cima da hora numa caixa de papelão achada num supermercado, onde foi escrito: VARAL SOLIDÁRIO. PEGUE O QUE QUISER. DOE O QUE PUDER.

Logo o Varal foi visitado por uma dezena de pessoas que, satisfeitas, pegavam o que precisavam. Destaque para uma jovem senhora que vi pegando 2 vestidos e uma blusa de frio e, ao notar um outro item que a interessou, acabou desistindo de pegar e me disse: “vou deixar aqui pras outras pessoas também terem o que pegar né.” É o espírito solidário, que costuma andar com xs de baixo.

O sucesso da ação foi tanto que, ao divulgarmos entre amigxs, recebemos propostas de doação de material para fazer uma próxima. E é isto, estamos planejando o Varal Solidário II no mesmo local na tarde de domingo do dia 14 de junho. Portanto, quem quiser participar basta aparecer por lá com itens (de qualquer natureza) para doação ou só pra dar uma força mesmo.

Com este relato, esperamos também encorajar pessoas a fazerem ações semelhantes em suas cidades. Além de você exercitar seu desapego (qualidade que anda tão rara em épocas tão consumistas como é a pós-modernidade), você ajuda a amenizar as dificuldades de pessoas que já sofrem tanto.

Em tempos de crise: solidariedade e ação direta!

PRÓXIMA AÇÃO: VARAL SOLIDÁRIO II

LOCAL: VIADUTO SANTA TEREZA (CENTRO-BH)

DATA: 14/6/2020 (DOMINGO)

HORA: 16:20

Todxs que quiserem colar são bem-vindxs. Desnecessário dizer que fascistas não passarão!

agência de notícias anarquistas-ana

Meninada ao sol.
Sorvetes se derretendo.
Mar – pingos mais doce.

Leila Míccolis