[França] Ménilmontant: Fascistas atacam o Saint-Sauveur

Ontem (04/06), o Saint-Sauveur foi atacado por fascistas.

O tempo estava bom, tínhamos organizado um grande terraço na rua. As pessoas estavam lá, pacíficas como sempre, felizes por se encontrarem, finalmente, após o fechamento devido ao confinamento. Havia muitas pessoas na praça, frequentadores regulares do bar, habitantes do bairro, pessoas caminhando, crianças…

Quando, pouco depois das 21h, um grupo de cerca de 20 pessoas apareceu no alto da rua, armado com picareta, e correu em direção as pessoas da mesa. Houve pânico, é claro…

Pensamos, por um momento, que se tratava de uma ação policial. Mas não, desta vez foi a extrema-direita radical, os fachos que atacaram. Eles saquearam o terraço, atacaram as pessoas na praça e inundaram o bar com gás lacrimogêneo, onde um grande número de pessoas tinha se refugiado. Quebraram algumas janelas…

Muito rapidamente, eles tiveram que fugir porque a reação da vizinhança foi um contra-ataque massivo.

O que dizer?…

Primeiramente, estamos todos bem. Muito poucos danos no final e poucas ou nenhumas vítimas. Hoje o bar estará aberto. Este tipo de tentativa de intimidação apenas reforça as nossas convicções. Vamos continuar a defender o espírito antifascista deste bairro. A tolerância, a solidariedade, o prazer de “viver juntos”, e o respeito e a paz.

Contra a estupidez, a violência e o ódio, hoje como ontem, não passarão!

Equipe do Saint-Sal

Tradução > Estrela

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/14/franca-chambery-comunicado-de-imprensa-do-insolente-apos-os-ataques-da-extrema-direita/

agência de notícias anarquistas-ana

Varria o chão
Até que não dei mais conta –
Estas folhas secas.

Taigi