[Portugal] Qual é o nosso papel na Natureza?

Texto e foto Emília Cerqueira

Piotr Kropotkin, no seu livro “Apoio mútuo” (1902), propõe o fim de todas as formas de governo e instituições em favor de uma sociedade regulada pela ajuda mútua e cooperação – o chamado comunismo libertário ou anarco-comunismo.

As suas reflexões são feitas na Sibéria, onde estuda a vida animal e faz explorações geográficas, tendo obtido reconhecimento científico internacional. Mas o ponto alto das suas conclusões era baseado na observação da Natureza – observou como as aves se ajudavam em voo, pondo em causa a teoria da evolução (sic) de Darwin, com quem se correspondeu e tentou dissuadir das suas conclusões.

No entanto, prevaleceu a teoria científica que “justifica” o paradigma desta sociedade monstruosa, baseada na “lei do mais forte”. Segundo Kropotkin, na Natureza existe evidentemente uma parcela que se assemelha à descrita por Darwin, mas principalmente apoio mútuo e entre-ajuda entre espécies animais e entre, até, o mundo animal e vegetal. Tudo está ligado e depende uns dos outros.

Atualmente cientistas de Portugal e de outras zonas do mundo investigam, na África do Sul, as migrações das aves, baseadas neste pressuposto: Apoio-Mútuo e Entre-Ajuda.

agência de notícias anarquistas-ana

Nem mesmo seu nome é conhecido:
Flores de capim
À beira de um riacho

Chiun