[EUA] Antifa não é o problema. A arrogância de Trump é uma distração da violência policial.

Os grupos são vagamente organizados e não são grandes o suficiente para causar tudo aquilo de que Trump os culpa.

Por Mark Bray | 01/06/2020

O trágico vídeo do assassinato de George Floyd pela polícia em Minneapolis deixou você irado? Causou tristeza e desespero? Isso fez você querer queimar uma delegacia?

 Quer isso tenha deixado você assim ou (mais provavelmente) não, você pode estar entre os muitos americanos que simpatizam com a explosão de raiva por trás da destruição de viaturas policiais e do esmagamento de fachadas de lojas nas cidades do país após a morte de Floyd, mesmo que você não concorde com a destruição de propriedades. Embora as táticas de protesto “violentas” sejam geralmente impopulares, elas chamam atenção e nos forçam a perguntar: Como chegamos aqui?

O presidente Trump, o procurador-geral William P. Barr e seus aliados têm uma resposta simples e conveniente: “É a ANTIFA e a esquerda radical”, como Trump twittou no sábado. “Em muitos lugares”, explicou Barr, “parece que a violência é planejada, organizada e conduzida por grupos anárquicos… e extremistas de extrema esquerda usando táticas do tipo Antifa”. “Os extremistas domésticos”, twittou o senador Marco Rubio (R-Fla.), “estão aproveitando os protestos para promover sua própria agenda não relacionada”. Após outra noite de destruição que incluiu a queima do antigo mercado de escravos chamado Market House em Fayetteville, Carolina do Norte, Trump aumentou as apostas no domingo declarando que “os Estados Unidos da América designarão a ANTIFA como uma organização terrorista”.

As acusações imprudentes de Trump carecem de evidências, como muitas de suas alegações. Mas elas também deturpam intencionalmente o movimento antifascista com o interesse de deslegitimar os protestos militantes e desviar a atenção da supremacia branca e da brutalidade policial a que os protestos se opõem.

Abreviação de antifascista em muitas línguas, antifa ou antifascismo militante é uma política de autodefesa social-revolucionária aplicada ao combate à extrema-direita que remonta sua herança aos radicais que resistiram a Benito Mussolini e Adolf Hitler na Itália e na Alemanha há um século. Muitos americanos nunca ouviram falar de Antifa antes de antifascistas mascarados quebrarem janelas para fechar Milo Yiannopoulos em Berkeley, Califórnia, no início de 2017, ou confrontar supremacistas brancos em Charlottesville no final daquele ano – quando um fascista assassinou Heather Heyer e feriu muitos outros com seu carro de uma maneira que assustadoramente pressagiou os policiais de Nova York que atropelaram manifestantes no sábado no Brooklyn.

Com base em minha pesquisa em grupos antifa, acredito que é verdade que a maioria, se não todos, os membros apoiam de todo o coração a autodefesa militante contra a polícia e a destruição direcionada da polícia e da propriedade capitalista que a acompanhou nesta semana. Também estou confiante de que alguns membros de grupos antifa participaram de uma variedade de formas de resistência durante essa dramática rebelião. No entanto, é impossível determinar o número exato de pessoas que pertencem a grupos antifa porque os membros escondem suas atividades políticas da polícia e da extrema direita, e as preocupações com a infiltração e as altas expectativas de compromisso mantêm o tamanho dos grupos bastante pequeno. Basicamente, não há nem de perto um número suficiente de anarquistas e membros de grupos antifa para conseguir por si mesmos uma destruição tão impressionante. Sim, a hashtag “#IamAntifa” foi uma tendência no Twitter no domingo, sugerindo um amplo apoio à política antifascista. No entanto, existe uma diferença significativa entre pertencer a um grupo antifa organizado e apoiar suas ações online.

A declaração de Trump parece impossível de aplicar – e não apenas porque não há mecanismo para o presidente designar grupos domésticos como organizações terroristas. Embora existam grupos antifa, a própria antifa não é uma organização. Grupos antifa identificados como Rose City Antifa, em Portland, Oregon, o grupo antifa atualmente mais antigo do país, expõem as identidades dos nazistas locais e enfrentam a extrema direita nas ruas. Mas a própria antifa não é uma organização abrangente com uma cadeia de comando, como Trump e seus aliados têm sugerido. Em vez disso, grupos anti-autoritários anarquistas e antifa em grande parte compartilham recursos e informações sobre atividades de extrema direita através das fronteiras regionais e nacionais por meio de redes pouco unidas e relações informais de confiança e solidariedade.

E nos Estados Unidos, a antifa nunca matou ninguém, ao contrário de seus inimigos nos capuzes da Klan e nas viaturas.

Embora a tradição específica do antifascismo militante inspirada por grupos na Europa tenha chegado aos Estados Unidos no final dos anos 80, com a criação da Ação Anti-Racista, uma grande variedade de grupos negros e latino-americanos, como os Panteras Negras e o Movimiento de Liberación Nacional porto-riquenho (MLN), situou sua luta em termos de antifascismo nas décadas de 1970 e 1980. Expandindo ainda mais o quadro, podemos traçar a tradição mais ampla de autodefesa coletiva contra a supremacia branca e o imperialismo, que remonta ainda mais à resistência ao genocídio indígena e ao legado da libertação negra militante representada por Malcolm X, Robert F. Williams, CLR James, Ida B. Wells, Harriet Tubman e rebeliões de escravos. Essa tradição radical negra, feminismo negro e políticas abolicionistas mais recentes influenciadas por organizações como a Resistência Crítica e Survived and Punished informam claramente as ações dos manifestantes muito mais do que a antifa (embora existam antifa negros e outros que foram influenciadas por todas as anteriores).

Trump está conjurando o espectro da “antifa” (enquanto o governador de Minnesota, Tim Walz, culpou os “supremacistas brancos” e o “cartel”) por quebrar a conexão entre essa onda popular de ativismo antirracista e negro que se desenvolveu nos últimos anos e as insurreições que explodiram em todo o país nos últimos dias – que colocam a brutalidade policial à vista, quer concordemos com a maneira como ela chegou lá ou não. Paradoxalmente, esse movimento sugere um reconhecimento tácito da simpatia popular pelas queixas e táticas dos manifestantes: se shoppings e delegacias fossem suficientes por si só para deslegitimar protestos, não haveria necessidade de culpar a “antifa”.

Esta não é a primeira vez que Trump ou outros políticos do Partido Republicano pedem que a antifa seja declarada uma organização “terrorista”. Até o momento, esses pedidos chegaram a pouco mais que retórica – mas eles carregam um potencial sinistro. Se os grupos antifa são compostos por uma ampla gama de socialistas, anarquistas, comunistas e outros radicais, declarar a antifa como uma organização “terrorista” abriria o caminho para criminalizar e deslegitimar toda a política à esquerda de Joe Biden.

Mas, no caso dos protestos de George Floyd, as tentativas da direita de culpar tudo na antifa – percebida por muitos como predominantemente branca – evidenciam um tipo de racismo que pressupõe que os negros não podem se organizar em uma escala tão ampla e profunda. Trump e seus aliados também têm um motivo mais específico: se as chamas e os cacos de vidro fossem simplesmente atribuídos a “antifa” ou “forasteiros” – como se alguém tivesse que viajar muito longe para protestar -, a urgência mudaria de abordar as causas profundas da morte de Floyd para descobrir como impedir o sombrio bicho-papão contra o qual Trump se opõe. Mesmo se você não concorda com a destruição de propriedades, é fácil ver a cadeia de eventos entre a morte de Floyd e os carros da polícia em chamas. A desinformação de Trump visa enganar a todos nós.

>> Mark Bray é um historiador de direitos humanos, terrorismo e radicalismo político na Europa moderna na Universidade Rutgers. Ele é o autor de “Antifa: The Anti-Fascist Handbook”.

Fonte: https://www.washingtonpost.com/outlook/2020/06/01/trump-antifa-terrorist-organization/

Tradução > abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/08/espanha-mark-bray-nao-ha-nem-de-longe-grupos-antifas-suficientes-para-realizar-o-que-estamos-vendo/

agência de notícias anarquistas-ana

Gosto de ficar
Olhando as cores do céu –
Os dias se alongam.

Hisae Enoki