[Espanha] Solidariedade com as revoltas nos EUA e contra o Estado racista

A Federação Anarquista Ibérica apoia e se solidariza com as lutas de nossos camaradas americanos pelo assassinato racista de George Floyd pela polícia de Minneapolis.

Os Estados Unidos tem sido e continua sendo um Estado construído sobre os alicerces do racismo europeu e do supremacismo branco. O racismo continua a ser usado pela classe dominante e pelo poder econômico do ocidente para obter mão-de-obra barata, explorar trabalhadores de todas as origens e saquear a terra e os recursos das pessoas ao redor do mundo.

Esse assassinato foi o gatilho que tem canalizado o mal-estar que existe entre os trabalhadores americanos de todas as condições e origens contra a xenofobia e o racismo estrutural, a corrupção no aparelho de Estado burocrático e repressivo e as políticas anti-trabalhadores.

O presidente Trump, em seu discurso sobre a ilegalização do antifascismo, imita aquele discurso patriótico e anticomunista do Macarthismo, que já nos anos 50 era responsável por assediar e perseguir qualquer pessoa no país que pudesse ser suspeita de ser “comunista”, e se designa como o candidato da “lei e ordem”, seguindo a estratégia de Nixon. Mais uma vez vemos a história se repetir e os poderes econômicos e políticos dos Estados Unidos começam a catalogar e assediar qualquer coisa que possa abalar sua hegemonia política e ideológica no país à beira de outra crise econômica mundial por causa do vírus que causou a COVID-19.

Infelizmente hoje, o racismo é um flagelo que continua presente em todos os países ocidentais. Não podemos esquecer como na Espanha os migrantes são presos sem um mandado no CIE (Centro de Internamento de Estrangeiros), o número de mortes que existem nas fronteiras de Ceuta e Melilla, ou a exploração do trabalho no campo em condições de semi-escravidão.

Esperamos que através dessas revoltas sejam dados novos passos organizacionais na luta contra o Estado, a propriedade privada e o capitalismo; e que novos espaços de luta, vitórias e revolução sejam criados para um mundo sem racismo, exploração e classes sociais.

Federação Anarquista Ibérica – FAI

federacionarquistaiberica.wordpress.com

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

O som de um rato
Andando sobre o prato —
Que frio!

Buson