[EUA] Justiça para George Floyd!

Por Sachio Ko-yin

A morte de George Floyd ocorre enquanto ondas de crise estão devastando comunidades de cor. Estamos no meio de dois desastres globais: a crise climática sem controle e a pandemia mal administrada do COVID. E, como em todos os desastres, eles têm como alvo os trabalhadores e os pobres de todos os países.

Nos EUA, acabamos de passar 100.000 mortes pelo vírus COVID-19. Existem inúmeros heróis entre os profissionais de saúde e outros trabalhadores que salvam vidas. O outro lado disso é que, em termos gerais, nós, trabalhadores essenciais, temos sido a base canônica mal paga de um capitalismo que procura sobreviver. E as comunidades negras e marrons são as mais desproporcionalmente atingidas. Em 26 de maio, vimos o vídeo viral do Sr. George Floyd assassinado pela polícia de Minneapolis. Protestos e tumultos eclodiram em Minneapolis, e uma revolta de consciência se espalhou pelos estados e municípios do país. Em todo o mundo, surgiram protestos de solidariedade. Aqui na região da Filadélfia, a longa história de violência policial contra a comunidade negra e o racismo estrutural de nossa cidade vieram à tona. Houveram ondas contínuas de protestos, respondidas nos piores casos com gás lacrimogêneo e balas de borracha contra manifestantes pacíficos sem lugar para onde fugir, enquanto grupos armados de brancos no sul da Filadélfia patrulhavam as ruas impunemente. Mas a força e o impacto de protestos rápidos, todos esses dias depois, são inspiradores além de palavras. Como parte de tudo isso, a cidade da Filadélfia finalmente removeu a estátua do ex-prefeito Frank Rizzo, um lembrete da longa história de brutalidade da cidade contra os negros e as comunidades Queer. Apenas o fato da remoção da estátua parece um sinal do impacto dessa revolta.

Foi um tempo incrivelmente intenso tentando conversar com camaradas para garantir que eles estavam seguros, enquanto participava de protestos e tentava acompanhar as notícias sobre os próximos eventos e a repressão policial. Em nossa casa no condado de Delaware, surgiram protestos, mas alguns em áreas mais conservadoras tiveram que ser cancelados devido a ameaças da direita. O sentimento geral é de intensidade contínua e também de desgosto, ao enfrentarmos as desigualdades estruturais de nossas comunidades vizinhas negras em áreas de saúde, educação e como a polícia aplica um sistema legal que amplia, exacerba e lucra com o racismo. Os encontros policiais se tornaram pontos de inflamação de toda uma infraestrutura de desigualdade. Esta é a verdade inevitável neste momento.

Como pai de uma criança pequena, nas marchas, ouço diretamente dos pais negros que precisam conversar com seus filhos pequenos sobre os perigos da polícia, porque seus filhos estão em perigo imediato apenas por causa da cor de sua pele. Isso me atinge, torna-se impossível não perguntar, e se esse fosse meu filho?

Fonte: http://ideasandaction.info/2020/06/justice-george-floyd/

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

De baixo das árvores
As pessoas saem dançando.
Chuvarada na roça.

Nempuku Sato