[EUA] Trump pede a prisão perpétua de três manifestantes do “Black Lives Matter”

Mattis Colinford, Rahman Urooj e Shader Samantha (foto) são prisioneiros políticos. No final de maio, esses três ativistas foram presos por uma suposta destruição de propriedade durante uma das manifestações que eclodiram em todo o país. Todos os três ainda permanecem na prisão, sem possibilidade de sair pagando fiança, e correm risco de serem condenados a prisão perpétua por conta das leis federais.

Por Rebecca Margolies | 23/06/2020

Quando as manifestações contra o racismo e a violência policial começaram na cidade de Nova Iorque no final de maio, a polícia respondeu primeiro com prisões em massa, repressão e brutalidade, enquanto o prefeito impôs um toque de recolher e deu carta branca à polícia da cidade para aterrorizar a população.

Nas últimas semanas, a polícia de Nova Iorque e a polícia do resto do país mudaram suas táticas repressivas em uma tentativa de apaziguar o movimento. Eles agora preferem trabalhar com os colaboradores internos do movimento para pacificar as manifestações em vez de agir com violência e prender os manifestantes. Entretanto, três manifestantes presos no início do movimento ainda estão sendo mantidos prisioneiros no Centro Correcional Metropolitano em Nova Iorque. Ao fazer isso, o Estado está empregando outra tática: intimidar os manifestantes dando exemplos.

Mattis Colinford e Rahman Urooj nasceram e cresceram em meio a classe trabalhadora do Brooklyn. Ambos trabalham agora na cidade como advogados. Rahman é um advogado da área pública que trabalha para o Departamento Jurídico do Bronx. Ambos estão muito envolvidos com suas respectivas famílias: irmãos adotivos no caso de Matt, e uma mãe idosa no caso de Rahman. Eles foram presos por jogarem um coquetel molotov pela janela de um carro da polícia já quebrado e abandonado da cidade de Nova Iorque no dia 29 de maio, quando havia protestos em torno da cidade, principalmente no bairro Forte Greene (Brooklyn).

Samantha Shader tem uma longa história de oposição e resistência à polícia. Ela foi presa separadamente dos outros na mesma noite, também por supostamente ter jogado um coquetel molotov. O coquetel, que não acendeu, tinha como alvo um carro da polícia, com policiais dentro.

Ao contrário dos policiais de Nova Iorque, Mattis, Rahman e Shader não feriram ninguém naquela noite. A única coisa pela qual eles poderiam ser condenados é a tentativa de danificar bens – que é exatamente o que a polícia deve evitar e o que eles foram criados para fazer, muitas vezes à custa de vidas humanas. A própria Rahman analisou brevemente este contraste em uma entrevista em vídeo pouco antes de sua prisão:

“O que eu vi foram pessoas que tinham como alvo a propriedade, e nenhuma propriedade é mais importante do que a vida humana. Destruir a propriedade não é nada como matar pessoas. Portanto, entendo porque as pessoas fazem isso. É uma maneira de mostrar sua dor, sua raiva, porque ela nunca pára.”

O que é terrível é que hoje os três enfrentam a vida na prisão, com uma pena mínima de 45 anos, por vários crimes federais que incluem o uso de explosivos, incêndio intencional, uso de explosivos para cometer um crime, incêndio intencional premeditado, uso de dispositivo destrutivo, desordem civil, ou ainda fabricação e posse de dispositivo destrutivo. Além disso, e de forma incomum, todos os três estão presos sem direito à fiança, apesar dos pedidos da família, amigos, membros da comunidade e até de ex-procuradores federais, e apesar do fato de Shader ter sido ferido durante sua prisão e não estar recebendo tratamento médico adequado.

“Quando você olha para os crimes que Rahman e Mattis supostamente cometeram, você normalmente esperaria que eles fossem julgados sob a lei estadual em um tribunal estadual”, disse Ramzi Kassem, um professor de direito da Universidade de Nova Iorque, em uma entrevista para o The Intercept. “O fato de o governo federal ter recuado para encontrar uma lacuna legal que permitisse que o caso ficasse sob jurisdição federal tem a intenção de enviar uma mensagem dissuasiva aos ativistas”, disse Vincent Southerland, diretor executivo do Centro de Pesquisa sobre Discriminação Racista da Universidade de Direito de Nova Iorque, acrescentando: “Além disso, é extremamente raro que o Departamento de Justiça recorra da concessão de fiança em tal medida. Tudo isso sugere que o governo está tentando fazer dessas pessoas um exemplo e enviar uma mensagem ao público – uma mensagem de medo para aqueles que fazem parte desses protestos antirracistas”.

Esta severidade é liderada pela administração de Trump, que tem trabalhado muito para passar o caso do tribunal estadual para o tribunal federal com base em elementos muito fracos como, por exemplo, o fato de que desde que os carros da polícia de Nova Iorque vêm de fora do estado, os crimes cometidos por Mattis, Rahamn e Shader estão sob a jurisdição federal. Trump e seus aliados usaram o caso nas redes sociais como vitrine para sua campanha contra os “antifa”.

Se compararmos as acusações e o tratamento severo que Mattis, Rahman e Shader recebem por suposta destruição de propriedade com a forma como o sistema de justiça dos EUA lida com policiais que realmente mataram pessoas, os “dois pesos da mesma medida” do sistema de justiça dos EUA são claros. O Estado agiu prendendo os policiais que mataram George Floyd antes da eclosão dos protestos em massa, e um dos policiais envolvidos no assassinato conseguiu até mesmo sair pagando fiança. Os policiais que invadiram a casa de Breonna Taylor e a mataram no meio da noite nem sequer foram presos. O policial de Nova Iorque que dirigiu seu carro em direção aos manifestantes, e felizmente não matou nenhum deles, não está na cadeia. Os oficiais em Buffalo que agrediram um idoso só foram demitidos, e foi somente após forte pressão do governador Cuomo que eles foram acusados. Isto não quer dizer que a resposta esteja nas soluções prisionais, mas há uma diferença muito clara de tratamento entre aqueles que têm como alvo a propriedade em nome da defesa da vida dos negros e aqueles que tiram essas vidas.

Mattis, Rahman e Shader são prisioneiros políticos. As acusações exageradas contra eles e a decisão escandalosa de negar-lhes a fiança são postas em prática para assustar todos aqueles que lutariam ou se manifestariam contra o Estado. Como socialistas, estamos todos conscientes de que poderíamos estar no lugar deles, trancados neste centro de encarceramento, que poderíamos estar em seu lugar enfrentando o risco de prisão perpétua.

Os governos do Estado de Nova Iorque e dos EUA mostraram claramente que não há maneira aceitável de combater seu regime assassino e racista. Em vez de nos assustarmos com o exemplo que eles procuram dar, devemos nos inspirar nele para lutar de modo mais intenso – pela libertação dos negros, pela libertação de todos os presos e pela abolição do estado prisional. Um primeiro passo é fazer todo o possível para garantir que estas acusações ridículas sejam retiradas e que Mattis, Rahman e Shader possam voltar às ruas para lutar conosco.

Fonte: https://www.revolutionpermanente.fr/Trump-demande-la-prison-a-perpetuite-pour-trois-manifestants-de-Black-Lives-Matter

Tradução > Estrela

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/25/eua-trump-manda-prender-quem-atacar-estatuas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/01/eua-trump-violencia-e-vandalismo-sao-o-trabalho-de-anarquistas-antifascistas-e-outros-grupos-de-extrema-esquerda/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/05/31/procurador-dos-estados-unidos-culpa-anarquistas-por-violencia-em-protestos/

agência de notícias anarquistas-ana

O viajante
Chupa uma laranja
Pelo campo seco.

Shiki