[EUA] Trump manda prender quem atacar estátuas

Medida ocorre após manifestantes terem tentado remover uma estátua de Andrew Jackson na Praça Lafayette, ao lado da Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (23/06) que autorizou o governo a prender qualquer pessoa que destrua ou vandalize estátuas de propriedade federal.

A medida chega após manifestantes terem tentado derrubar uma estátua do ex-presidente Andrew Jackson na Praça Lafayette, ao lado da Casa Branca, na noite da última segunda, durante uma manifestação contra o racismo. Usando cordas presas ao topo da cabeça da figura de 167 anos, os manifestantes foram interrompidos pela polícia antes que pudessem concluir a ação direta contra a estátua de 15 toneladas.

Jackson, o sétimo presidente dos Estados Unidos, é o executivo favorito de Trump e um candidato natural à ação da multidão no momento atual. Proprietário de escravos, Jackson ordenou a remoção forçada de dezenas de milhares de membros da nação Cherokee, Seminole, Chickasaw e Choctaw do sudeste americano, a fim de limpar a terra para as plantações executadas com trabalho escravo. A estátua, erguida em 1852 por Clark Mills, também envolveu o trabalho do artesão escravizado Phillip Reid, que ajudou na fundição da Estátua da Liberdade no topo da cúpula do edifício do Capitólio dos EUA.

“Eu autorizei o Governo Federal a prender qualquer um que vandalize ou destrua monumentos, estátuas ou outras propriedades federais nos EUA, com penas de até 10 anos de prisão”, escreveu Trump no Twitter.

Segundo o presidente, a medida pode ser aplicada inclusive de modo retroativo. Nas últimas semanas, os manifestantes que tomaram as ruas do país para protestar contra a violência policial voltaram suas atenções para estátuas de personalidades que simbolizam o racismo e o colonialismo, como Cristóvão Colombo.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/20/eua-washington-dc-monumento-confederado-derrubado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/19/canada-monumento-em-homenagem-ao-racista-john-a-macdonald-e-vandalizado-com-tinta/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/08/reino-unido-video-manifestantes-derrubam-estatua-de-comerciante-de-escravos-em-bristol/

agência de notícias anarquistas-ana

Jardim no inverno —
Um gato sem dono,
Defecando.

Shiki