[Espanha] Documentário: Crônica da luta por moradia em Gran Canária

Um documentário sobre a luta da Federação Anarquista e do Sindicato dos Inquilinos da Gran Canária. Uma das experiências pioneiras do Estado. O primeiro de muitos sindicatos auto-organizados que nascem de baixo, em bairros e vilas de todo o Estado, da luta pelo acesso à moradia, parando despejos, com ocupações em massa, realojamento de famílias ou em fazendas adquiridas através de cessões semi-informais com a propriedade (daí o termo precarista). Mas sempre defendida pela ação sindical do bairro.

Experiências em habitações anarquistas que responderam ao papel limitado das administrações das ilhas, tentando reunir e expandir um movimento popular através da cobertura das necessidades básicas.

Com uma linguagem audiovisual híbrida, entre os gêneros jornalístico, documental e experimental, a história central é construída através de uma abordagem íntima das famílias e é complementada pelas vozes de diferentes atores políticos, empresariais, acadêmicos e jurídicos da ilha. Na narrativa há também espaço para uma incursão na dimensão turística da Gran Canária (34% do PIB), explorando o impacto e a relação que essa monocultura econômica tem com a habitação.

Um documentário autogerido que contou com a colaboração de coletivos de comunicação como La Directa ou Bauma e com trilha sonora de artistas como Silvia Tomas Trio, o grupo de rap Resiliencia e os djs Mash Masters.

>> Assista o documentário (1:15:34) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=pbuFgiWAoXE&t=7s&fbclid=IwAR0ZhudqxfX6t32vr-Nd1tAeo3G4ewAR27I2oNARiTF1lnzl1d-6ja8InMo&app=desktop

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/11/13/espanha-comunidade-la-esperanza-um-projeto-de-ocupacao-sem-precedentes-nas-ilhas-canarias/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/15/espanha-manifesto-nao-ao-desalojo-de-la-ilusion/

agência de notícias anarquistas-ana

Tempo destinado
a esfregar e descorar
nódoas do passado.

Flora Figueiredo