[Grécia] Vídeo | Atenas: Manifestantes vão às ruas contra nova lei draconiana para banir protestos

9 de julho de 2020, Atenas, Grécia: Proposta por um autointitulado ministro socialista da Ordem Pública (Michalis Chrisohoidis), participando de um governo de direita (Nova Democracia), assistido pelos votos do autoproclamado partido socialista (KINAL), o Parlamento grego aprovou na quinta-feira (09/07) um projeto de lei inspirado pela junta militar que governou o país. A lei impõe novas restrições aos protestos de rua a fim de anular e destruir o direito à livre manifestação, um direito integral das chamadas democracias, por exemplo. De acordo com as disposições da nova lei, você será preso por participar de um protesto que não foi autorizado pela polícia. Por dezenas de anos em todo o mundo, isso foi chamado de Estado Policial ou Ditadura, mas o nome do partido grego no governo é “Nova Democracia”, o que provavelmente significa o mesmo, quando alguém sente a necessidade de fixar a palavra “Novo” à teoria política da “democracia” que se solidifica há mais de 2.500 anos.

Como resultado, milhares de pessoas marcharam pelo centro de Atenas denunciando a nova lei e conseguiram se aproximar em grande número do Parlamento Grego na Praça Syntagma, durante a discussão da lei. A visão de centenas de policiais que inundaram a área ao redor do Parlamento, durante um tópico tão sensível de protesto, agravou as coisas e logo o protesto se transformou em um tumulto, tornando a atmosfera insuportável para se respirar, enquanto a polícia de choque “bombardeou” a área com granadas de gás asfixiantes.

Após uma crise financeira de uma década, a Grécia deverá sofrer uma nova grande recessão este ano devido ao impacto da pandemia. A nova lei aprovada ontem (09/07) parece apontar exatamente para o que está por vir. A forte reação da sociedade grega, por todo o dinheiro que foi jogado fora pelo governo grego e pelo prefeito de Atenas (Kostas Mpakogiannis) durante a quarentena e o que se seguiu. Não é de se admirar que o governo grego tenha escolhido contratar milhares de novos policiais, em vez de enfermeiros e médicos durante a pandemia do COVID-19. Mas, novamente, como foi mencionado anteriormente, o nome do partido no governo é “Nova Democracia”…

>> Veja o vídeo (04:40) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=NSH8hyRy3N0

Tradução > A. Padalecki

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/08/grecia-anarquistas-protestam-contra-projeto-para-regulamentar-manifestacoes/

agência de notícias anarquistas-ana

O frêmito cessou.
A árvore abre-se
para conter a lua.

Eugenia Faraon