[Espanha] Lucio seguirá vivo

A morte de Lucio Uturbia pegou muitos de nós como um jarro de água fria em meados de julho. Foi precisamente nesse sangrento dia 18 que nós anarquistas fomos marcados pelo sangue e pelo fogo.

Como o destino quisesse, Lucio nasceu em outro dia 18, mas de fevereiro de 1931, na cidade de Cascante, Navarra. E foi até nós onde encontrou seu lugar no mundo, naquela Paris que para muitos significava liberdade e a vanguarda da arte, porque ele também, à sua maneira, era um artista. Sua arte cruzou fronteiras, tanto quanto seus falsos cheques de viagem conseguiram fugir da alfândega e dos controles até que ele conseguiu botar de joelho um grande banco americano, mais tarde renomeado Citibank.

Nascido em uma família humilde, ele era filho de um político socialista local que mais tarde se tornou comunista, e que confessou antes de sua morte que “se eu nascesse de novo, eu seria um anarquista”. Ele aceitou essa tarefa.

Durante o regime de Franco, no meio do seu serviço militar, ele começou a contrabandear mercadorias para a fronteira francesa e teve que se refugiar naquele país para evitar ser capturado e condenado à morte. Uma vez estabelecido em Paris, ele começou sua relação com as Juventudes Libertárias da Federação Anarquista e começou a trabalhar como pedreiro. Foi lá que ele conheceu outro refugiado, Quico Sabaté, que ele acolheu em sua casa por alguns anos. Durante este tempo, “el Quico” deu-lhe endereços e contatos de membros da CNT. Após a morte do histórico maqui catalão, ele seguiu seus passos e começou a suportar a luta revolucionária. Quando ele decidiu depor armas “por medo de prejudicar os funcionários do banco”, ele escolheu continuar na arte da falsificação. Ele já havia fabricado documentação falsa para guerrilheiros e exilados, então ele decidiu dar o salto para a produção de moeda. De fato, após a “revolução” cubana, ele até se encontrou com seu Ministro da Indústria – um certo Che Guevara – para propor a falsificação de dólares em grande escala, mas ele saiu dessa reunião desapontado porque eles não viram seu plano sob uma luz positiva. No entanto, Lucio continuou em sua luta contra o sistema capitalista. Como um quixote libertário, ele começou a fabricar placas de impressão com as quais produziu, durante a segunda metade dos anos 70, cheques de viagem no valor de 20 milhões de dólares da época. Muito dinheiro para qualquer pessoa, não tanto para um banco internacional, mas o suficiente para fazer baixar suas cotações. Os alarmes dispararam, desta vez não a partir das filiais, mas do Sistema. Por essa e outras razões, até cinco mandados de busca internacionais foram emitidos contra ele, incluindo um da CIA dos EUA.

Durante este tempo ele pôde viver como um jovem, mas continuou a trabalhar como pedreiro e a usar seus cheques para financiar “causas justas”, para que não levantasse suspeitas excessivas. Embora eventualmente tenha sido pego e processado, ele jogou bem suas cartas, pegando uma sentença de apenas 6 meses após um acordo extrajudicial no qual as acusações foram retiradas em troca da entrega de suas placas.

Sua vida, como a de outros companheiros históricos, estava cheia de altos e baixos que podem ser vistos em vários livros. Ele estava sempre disposto a dizer-lhes, ou indo aonde quer que lhe pedissem, ou sabendo como se mostrar diante das câmeras em documentários ou entrevistas para expor quais eram seus princípios e qual era sua visão de vida, porque ele também sabia como lidar com o tempo desse outro poder, o dos meios de “informação”.

Aqueles que o visitaram nos dizem que sua casa estava sempre aberta; é difícil acreditar que ele nos escapou, porque para aqueles de nós que puderam conhecê-lo, mesmo que apenas de passagem, seu exemplo continuará vivo. No entanto, não teremos mais Paris, pelo menos para não ir cumprimentá-lo.

Saúde, Lucio!

CNT Catalunha (AIT)

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/espanha-obituario-lucio-urtubia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/21/franca-lucio-a-sombra-da-liberdade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/07/19/franca-morre-o-historico-militante-anarquista-lucio-urtubia/

agência de notícias anarquistas-ana

Com dignidade
nas minhas velhas roupas –
o espantalho

Stefan Theodoru