Podcast | Sala 30 #5: Autogestão e educação popular

Chegamos ao quinto episódio com uma edição literalmente histórica, com diversas pessoas que passaram pelo Cursinho em seus 22 anos de existência falando sobre o seu já decenário processo de autogestão: quando começou, como se desenrolou e o que ele significa para as nossas vidas e para a educação popular enquanto movimento.

Pra falar a verdade, este é um episódio parcial: oito pessoas discutindo onze anos de um processo autogestionário coletivo que envolveu milhares é um percentual bem reduzido. Mas era o que cabia em duas horas, o que não significa que nunca mais voltaremos ao tema – pelo contrário.

Além dos oito debatedores, escutamos 4 ex-estudantes e 2 estudantes atuais do Cursinho sobre o que a autogestão, e a sua realização no Cursinho, significou em suas vidas.

Pra escutar, é só entrar na Rádio Sens: 

https://senscast.org/2020/podcast/sala-30-5-autogestao-e-a-educacao-popular/

Também nos agregadores (Spotify, iTunes, Google Podcasts, etc).

Participaram deste episódio: 

• Amanda Novo, estudante do último ano de Psicologia, coordenadora e integrante do Apoio Psicológico do Cursinho da Psico.

• Danilo Heitor, professor de Geografia da rede municipal de SP e coordenador pedagógico do Cursinho da Psico.

• Lucas Marchezin, ex-estudante (2001) e ex-professor de História do Cursinho da Psico (2003 a 2009), educador popular, professor de História e historiador.

• Eduardo Nascimento, pedagogo e doutorando na FEUSP, onde estuda a trajetória de acesso de jovens de camadas populares à universidade, e ex-coordenador pedagógico do Cursinho da Psico (2004-2008).

• Ricardo “Magrão” Augusto Fernandes, ex-professor de Química (2002 a 2010) e ex-coordenador (2009-2010) do Cursinho da Psico, professor de Matemática do Ensino Fundamental, matemático e cientista da computação.

• Fernanda Lopes, pedagoga, ex-estudante (2006-2008) e coordenadora pedagógica do Cursinho da Psico desde 2014, focando sua formação profissional em Pedagogia Social e Educação Popular.

• Alicia Garcia, ex-estudante (2014) e atual professora de Gramática do Cursinho da Psico, além de graduanda em Letras pela USP.

• Júlia Silva, ex-estudante do Cursinho da Psico (2018), estudante de pedagogia na Unifesp e estagiária do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha, além de participante ativa do movimento de ocupações das escolas estaduais de São Paulo em 2015.

agência de notícias anarquistas-ana

Velha lagoa
um sapo mergulha
barulho d’água.

Matsuo Bashô