[$hile] Polícia detém Mónica Caballero e Francisco Solar em Santiago

Logo nas primeiras horas desta sexta-feira, 24 de julho de 2020, em Santiago do $hile, uma operação policial resulta na detenção de Mónica Caballero e Francisco Solar, acusados de distintas ações com artefatos explosivos.

A operação, levada a cabo conjuntamente por instituições de investigação e repressão do Estado $hileno, contou também com grande cobertura dos meios de comunicação corporativos, que não perdem a oportunidade para criar mais um show midiático.

Tendenciosos e defensores dos interesses da classe dominante utilizam o tempo e o alcance que têm no ar e nas redes para fazer seu próprio julgamento dos fatos. Aproveitam também para atacar a todxs aqueles que se organizam e lutam em diversas localidades do território $hileno.

É mais uma tentativa de vincular ações que confrontam aos poderosos a algo que supostamente coloca em risco a “segurança pública”, quando na verdade é o próprio Estado quem oferece e distribui terror e violência à população.

Perguntem axs amigos e familiares de mortos e desaparecidos da revolta que se espalhou por todo o território desde outubro do ano passado.

Perguntem às centenas de pessoas que perderam um olho por conta das ações imprudentes da polícia reprimindo essas manifestações. Perguntem a Gustavo Gattica que perdeu a visão e Fabiola Campillay que perdeu os dois olhos. Isso sem falar das ações e políticas genocidas do Estado $hileno na sua guerra contra o povo Mapuche.

Mas assim funciona um Estado: matando, desaparecendo, mutilando e violando. E ainda por cima estão as leis e as grades para xs que não se cansam de lutar; montagens judiciais, shows midiáticos e grandes sentenças para servir de exemplo e desencorajar axs que seguimos vivos e fora de suas masmorras.

Neste modo de vida doentio que tentam nos impor não somos nem vítimas nem inocentes, somos os que lutam, sabendo dos riscos e assumindo as consequências.

Axs companheirxs detidxs, nossa força, nosso carinho, nossa cumplicidade. Que possam passar por mais essa situação com a coerência e a dignidade que há tanto tempo os acompanha.

Até que não sobre nenhum muro de nenhuma prisão

Até que não sobre nenhum policial respirando

Saúde e Anarquia

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/03/08/chile-monica-caballero-e-francisco-solar-ja-estao-em-liberdade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/02/17/as-anarquistas-monica-e-francisco-sairao-da-prisao-para-serem-expulsas-da-espanha/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/17/espanha-monica-caballero-e-francisco-solar-tem-penas-reduzidas/

agência de notícias anarquistas-ana

Quietude —
O barulho do pássaro
Pisando folhas secas.

Ryûshi