[Chile] Dia de agitação e propaganda com xs presxs anarquistas Mónica Caballero e Francisco Solar

A 10 ANOS DO CASO BOMBAS / 14 DE AGOSTO DE 2010 – 14 DE AGOSTO DE 2020.

Em 14 de agosto de 2010, o Ministério Público lançou uma operação repressiva contra diferentes ambientes ácratas procurando dar respostas às dezenas de ataques explosivos / incendiários contra símbolos e instituições do estado-capital. 10 camaradas permaneceram na prisão por meses, acusadxs de fazer parte de uma associação terrorista ilegal.

Finalmente 5 camaradas enfrentaram um julgamento extenso que foi intitulado pela imprensa da época como “a maior derrota da acusação na história da reforma processual penal”. Isto aconteceu porque todxs xs camaradas que enfrentaram este processo foram absolvidxs de todas as acusações que procuravam lhes imputar.

Hoje, 10 anos depois, a realidade se depara mais uma vez com um cenário como o de 2010. Mónica e Francisco estão novamente atrás das grades, quando foram presos na madrugada de 24 de julho de 2020, em uma operação que incluiu várias batidas na região metropolitana e além. São acusados de enviar pacotes explosivos contra a 54º delegacia e contra o ex-ministro do Interior Rodrigo Hinzpeter, bem como do duplo ataque explosivo que ocorreu em tempos de revolta contra a construção do edifício Tanica transoceânico, localizado no bairro exclusivo e rico de Vitacura.

Hoje, 10 anos após o caso bombas, nossxs camaradas estão na cadeia, a vingança judicial do Estado e seus apoiadores não vai parar, tentando acertar todas as contas pendentes e reparar o orgulho ferido dos perseguidores de sempre.

Longe de qualquer sensação de derrota e imobilidade, nos recusamos a ficar indiferentes à festa da mídia e as penas que tentam impor a nossxs camaradas. É urgente para nós estender laços de solidariedade real, é urgente para nós gerar tensões diante deste sistema de controle e paranoia excessiva.

Nesta sexta-feira, 14 de agosto de 2020, 10 anos após a primeira detenção de nossxs camaradas, apelamos para uma nova e irrestrita solidariedade. Todos como puderem, onde quiserem e como acharem conveniente.

Todas as formas são válidas e necessárias para defender nossxs camaradas.

Todas as formas são viáveis na agitação e na propaganda para exigir sua liberdade.

SOLIDARIEDADE ATIVA E REVOLUCIONÁRIA COM XS PRESXS ANARQUISTAS MÓNICA E FRANCISCO.

PRESXS DA REVOLTA E DA GUERRA SOCIAL PARA A RUA.

QUE A SOLIDARIEDADE MULTIFORME SE EXPANDA POR TODO O TERRITÓRIO.

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/06/chile-comunicado-frente-as-detencoes-de-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/04/chile-sobre-a-detencao-dos-companheires-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/03/chile-palavras-de-monica-caballero-presa-anarquista/

agência de notícias anarquistas-ana

Seus cachos de seda
são borboletas douradas
brincando na brisa.

Humberto del Maestro