[Reino Unido] Stuart Christie 1946-2020. Ativista anarquista, escritor e editor

Por John Patten

Stuart Christie, fundador da Cruz Negra Anarquista e Cienfuegos Press e coautor de The floodgates of anarchy morreu pacificamente após uma batalha contra o câncer de pulmão.

Nascido em Glasgow e criado em Blantyre, Christie creditou à sua avó a formação de sua perspectiva política, dando-lhe um claro mapa moral e um código de ética. Sua determinação em seguir sua consciência o levou ao anarquismo: “Sem liberdade não haveria igualdade, e sem igualdade não haveria liberdade, e sem luta não haveria nenhuma”. Também o levou da campanha contra as armas nucleares a juntar-se à luta contra o ditador fascista espanhol Francisco Franco (1892-1975).

Ele se mudou para Londres e entrou em contato com a organização anarquista clandestina espanhola Defensa Interior. Ele foi preso em Madrid em 1964 carregando explosivos para serem usados em uma tentativa de assassinato de Franco. Para encobrir o fato de que havia um informante dentro do grupo, a polícia alegou que tinha agentes operando na Grã-Bretanha e (falsamente) que Christie tinha chamado a atenção para si usando uma saia escocesa.

A ameaça do garrote e sua sentença de vinte anos chamou a atenção internacional para a resistência ao franquismo. Na prisão, Christie formou amizades duradouras com militantes anarquistas de sua geração e de sua geração anterior. Ele voltou da Espanha em 1967, mais velho e mais sábio, mas igualmente determinado a continuar a luta e usar sua notoriedade para ajudar os camaradas que ele deixou para trás.

Em Londres, ele conheceu Brenda Earl, que se tornaria sua companheira política e emocional. Ele também conheceu Albert Meltzer, e os dois fundariam novamente a Cruz Negra Anarquista para promover a solidariedade com os prisioneiros anarquistas na Espanha e a resistência em geral. Seu livro, As comportas da anarquia, promoveu um anarquismo revolucionário em desacordo com as atitudes de alguns que haviam entrado no anarquismo desde o movimento pela paz dos anos 60. Na conferência anarquista de Carrara, em 1968, Christie fez contato com uma nova geração de anarquistas militantes que compartilharam suas ideias e sua abordagem de ação.

O compromisso político e as conexões internacionais de Christie fizeram dele um alvo da Brigada Especial Britânica. Ele foi absolvido da conspiração para causar explosões no julgamento “Stoke Newington Eight” de 1972, alegando que o júri poderia entender porque alguém quereria explodir Franco e porque isso faria dele um alvo para os “policiais conservadores”.

Livre, mas aparentemente desempregado, Christie lançou a Cienfuegos Press que produziria uma riqueza de livros anarquistas e a enciclopédia Cienfuegos Press Anarchist Review. Resumidamente, Orkney tornou-se um centro de publicação anarquista antes que a falta de fluxo de caixa pusesse um fim ao projeto. Christie continuaria a publicar e pesquisar novas formas de fazê-lo, incluindo e-books e a Internet. Seu site christiebooks.com contém numerosos filmes sobre anarquismo e biografias de anarquistas. Ele usou o Facebook para criar um arquivo da história anarquista que não estava disponível em nenhum outro lugar, enquanto recontava memórias e eventos de sua própria vida e da vida de outros.

Christie escreveu The investigative researcher’s handbook (1983), compartilhando as habilidades que ele colocou em uso em uma denúncia do terrorista fascista italiano Stefano delle Chiaie (1984). Em 1996 ele publicou a primeira versão de seu estudo histórico We the anarchists : a study of the Iberian Anarchist Federation (FAI), 1927-1937.

Pequenas tiragens permitiram-lhe produzir três volumes ilustrados de sua história de vida (My granny made me an anarchist, General Franco made me a ‘terrorist’ e Edward Heath made me angry 2002-2004) que foram condensados em um único volume enquanto Granny made me an anarchist : General Franco, the angry brigade and me (2004). Seus últimos livros foram os três volumes de Pistoleros! The Chronicles of Farquhar McHarg, seus relatos de um anarquista de Glasgow que se juntou aos grupos de defesa anarquistas espanhóis nos anos 1918-1924.

Comprometido com o anarquismo e a publicação, Christie apareceu em muitas feiras de livros e festivais de cinema, mas desprezou qualquer sugestão de que ele tivesse vindo para “levar” qualquer um a qualquer lugar.

A companheira de Christie, Brenda, morreu em junho de 2019. Ele escapou tranquilamente ouvindo “Pennies From Heaven” (a canção favorita de Brenda) na companhia de sua filha Branwen.

Stuart Christie, 10 de julho de 1946 – 15 de agosto de 2020

Fonte: https://www.katesharpleylibrary.net/rjdhgk

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/08/18/reino-unido-o-britanico-que-quis-assassinar-franco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/12/reino-unido-lancamento-o-homem-que-matou-durruti-de-pedro-de-paz-posfacio-de-stuart-christie/

agência de notícias anarquistas-ana

nuvem parada
beijada pela brisa
fica molhada

Carlos Seabra