[Chile] Comunicado sobre a participação do companheiro Francisco Solar na Coordenadora 18 de outubro

Desde as detenções dos companheires Mónica Caballero e Francisco Solar em 24 de julho de 2020, diversos informes policiais ou investigações jornalísticas se mostraram como supostos descobridores de “informação oculta” ou “informes exclusivos” vinculados à Coordenadora 18 de outubro.

Longe de ser resultado de investigações ou da perícia policial/jornalística, esta é uma realidade pública e conhecida. Nós temos a responsabilidade e assumimos orgulhosos a participação do companheiro Francisco no espaço da Coordenadora.

Desde a revolta iniciada em 18 de outubro a repressão cresceu exponencialmente, a dezena de mortos, as centenas de mutilados e os milhares de presos são só a mostra mais evidente da ação do Estado. Ante a urgência desta nova camada de prisioneiros políticos da revolta, formamos em dezembro de 2019 a Coordenadora 18 de outubro pela liberdade dos prisioneiros políticos. Desde sua origem e com seu posterior funcionamento o espaço se formou como um ponto de encontro para as diversas organizações, individualidades, coletivos e iniciativas que buscaram se encontrar e impulsionar a luta pelos prisioneiros da revolta e de todos os prisioneiros políticos.

Francisco participou desde o começo na Coordenadora colaborando como mais um entre todos, integrando-se ativamente nas diversas discussões e iniciativas do espaço como também sendo parte na comissão de Comunicações e depois na comissão de Coleta. Em ditas instâncias colaborou para a difusão, visibilização e propaganda com a nova realidade de prisão política, como também na coleta de alimentos e a entrega destes aos familiares dos prisioneiros políticos. A solidariedade se transformou em contribuições concretas e materiais para os que se rebelaram e enfrentam as consequências da repressão estatal.

Nos diversos comícios e manifestações que convocamos, o companheiro participou sendo detido nas portas do canal Megavisión, porta-voz e cúmplice dos poderosos. Naquela ocasião aí estivemos sem abandonar os que eram detidos e agora aqui estamos novamente. Ele é nosso companheiro e voltamos a estar ombro a ombro nesta nova investida do Estado.

Esta é parte de sua história, é parte de nossa história que não pode ser falsificada nos informes de inteligência ou o torpe teclar de algum jornalista. Nos responsabilizamos pelo nosso percurso despejando seus supostos “informes”, “exclusivos” ou informes de inteligência, não para esclarecer nada a quem mantêm centenas de lutadores na prisão, mas para precisar a informação a nossos companheires, a nossas redes solidárias nacionais e internacionais, aos diversos pontos de coleta, às organizações de apoio a prisioneiros políticos em regiões, aos prisioneiros da revolta e suas famílias.

Seguimos persistentemente com nosso trabalho solidário com os prisioneiros políticos da revolta e com todos os prisioneiros políticos, nos mantemos atentos ante os julgamentos vindouros e no apoio cotidiano e concreto.

Solidariedade com Francisco e Mónica!

Solidariedade com todos os prisioneiros políticos mapuche, subversivo, da revolta e anarquistas!

Coordenadora 18 de outubro pela liberdade dos prisioneiros políticos

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/14/chile-cartas-para-monica-e-francisco-solidariedade-ativa-e-revolucionaria-com-xs-presxs-anarquistas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/06/chile-comunicado-frente-as-detencoes-de-monica-e-francisco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/04/chile-sobre-a-detencao-dos-companheires-monica-e-francisco/

agência de notícias anarquistas-ana

galho partido
depois da tempestade
caminho de formigas

Alexandre Brito