[Espanha] Elisa Garrido “La Mañica”, integrante da rede Ponzán e sabotadora antinazista

Hoje continuamos com a seção “Mulheres que pegam em armas” e viajamos para a França para conhecer a história de Elisa Garrido Gracia. Miliciana nas colunas anarquistas, ligada a rede de Ponzán, deportada para os campos nazistas e finalmente sabotadora. O mais importante é que, além de tudo isso, ela foi capaz de contar todas essas coisas.

Saudações guerrilheiras a todas as pessoas que seguem o blog. Hoje eu volto para as mulheres que pegaram em armas. Tento não me confundir com os vírus, os confinamentos e outros elementos alheios que estão ao redor e volto às minhas histórias. Ao longo destes anos, tenho me concentrado bastante nas questões de guerrilha e não tinha prestado atenção suficiente ao gênero das mesmas. Então, consciente do meu erro, este ano vou pelo menos tentar equilibrar um pouco as coisas e procurar e retratar, além daquelas mulheres que agiram com a mesma determinação e idealismo que os homens… então aqui vamos nós. Hoje seguimos os passos de Elisa Garrido Gracia “La Mañica”.

Elisa Garrido nasceu em 14 de junho de 1909, na cidade aragonesa de Magallón. Com o passar do tempo, ela decidiu emigrar para Barcelona. Ela era filha de militantes libertários e logo conheceu “a ideia” e se encarregou dela, unindo-se ao sindicato anarquista com presteza. Em Barcelona conheceu Marino Ruiz de Angulo, um militante confederado como ela, com quem atravessaria duas guerras, ambas as quais ela sobreviveu e com quem terminou seus dias. Em Barcelona, ela ganhou a vida como criada na casa de uma família com recursos, o que não a impediu de participar dos combates em julho de 1936 nas ruas da cidade, e mais tarde juntar-se a uma das colunas que marcharam em direção a Aragão a partir do quartel Ausias March. Elisa teve que ser muito clara sobre as coisas, pois não aceitou o papel da mulher na retaguarda e em 1938 ela ainda estava mobilizada e lutando na temível batalha do Ebro.

Uma vez perdida a guerra civil, ela tomou o caminho do exílio, na companhia de seu companheiro Marino. Não conheço as primeiras vezes que o casal passou no país vizinho, embora possivelmente não esteja errado se arrisco a dizer que eles foram internados em um dos campos que a República Francesa dedicou a nossos compatriotas. O que sabemos é que ambos marcharam para sudeste, que residiram tanto em Marselha quanto nos altos Alpes e que foram rapidamente integrados à resistência. Eles se dedicaram a resgatar pessoas, e não poderiam ter escolhido um grupo melhor, já que eram um dos elos da rede Ponzán, a rede formada por libertários espanhóis que conseguiram atravessar por terra ou por mar quase 3.000 homens e mulheres que foram perseguidos pelos nazistas, fossem eles pilotos de guerra, membros da resistência ou simplesmente pessoas em perigo.

Ela substituiu seu colega quando ele foi preso, e continuou a realizar o trabalho tanto de correio como de guia para a organização. Apesar das precauções tomadas, ela foi capturada em Toulouse no outono de 1943 pela temida Gestapo. Ela entrou pela primeira vez na prisão Saint Michel, localizada naquela cidade, onde foi severamente torturada, e permaneceu em isolamento por três semanas, embora tenha conseguido permanecer em silêncio e ninguém mais tenha sido preso. Sua próxima parada foi numa das prisões de Paris, e como não há duas sem três, ela foi finalmente enviada para a prisão de Compiegne, a antessala dos campos. Em 30 de janeiro de 1944, seu destino piorou, e ela foi enviada, junto com outras 959 mulheres, ao temido campo nazista de Ravensbrück. Ela foi registrada lá no dia 3 de fevereiro. Lá, Elisa perdeu seu nome, apelido e história e se tornou o número 27219.

A recepção, como esperado, não foi boa. Longas horas de pé, pauladas, gritos e, finalmente, ficar nua, raspar o cabelo e tomar banhos frios, e que fevereiro, não importava. Em 21 de julho do mesmo ano, ela foi designada para o Kommando Hasag, para trabalhar em um complexo militar dedicado à fabricação de obuses na cidade de Leipzig, junto com outro grande grupo de mulheres deportadas, incluindo mais sete mulheres espanholas. Aqui ela mudou seu número de registro novamente, agora é 4068. Não importava o quanto eles mudassem seu número, Elisa era de ideias fixas, então ela logo começou a sabotar a produção de obuses com a ajuda de seus companheiros. Eles trabalhavam 12 horas por dia e recebiam uma sopa e uma pequena porção de pão. Eles se referiam a si mesmos como prisioneiros políticos e de fato declararam anos depois: “Consideramos a sabotagem como um dever primordial e a verdade é que os obuses e as máquinas terminavam alegremente inutilizadas”. Além da sabotagem, eles também reivindicaram seu status de prisioneiros: “Decidimos arriscar uma ação, a fim de reivindicar nosso status de prisioneiros políticos contra os trabalhadores alemães, que tinham sido informados de que éramos ladrões, prostitutas, etc., que estavam sendo reeducados através do trabalho e com os quais não se deveria falar de modo algum. Os nazistas decidiram dar-lhes um pequeno pagamento em bônus de cantina, um assunto do qual os prisioneiros se aproveitaram, gritando: “Não somos trabalhadores livres, somos prisioneiros políticos, não queremos dinheiro de Hitler”.

Entre as sabotagens que Elisa realizou, ela será lembrada por ter desativado parte da fábrica de obuses, seu “modus operandi” foi: “Deixava parte do explosivo nas bombas que, não tendo sido devidamente acabada, teve que passar pela fresadora para ser polida novamente, então a máquina agiu como um pino de queima e causou uma explosão de reação em cadeia”.

Após a explosão de parte do complexo, ela foi devolvida a Ravensbrück, com direito a um bombardeio aliado contra o trem em que viajavam. De volta ao novo campo, ela foi colocada no “pavilhão cigano”, nº 28, dos condenados aos fornos. Durante esta temporada, os maus tratos foram severos, ela foi atacada e mordida pelos cães dos guardas, ela foi estuprada pela SS, sofrendo inclusive um aborto por causa dos abusos que recebeu.

Seu destino mudou em junho de 1945, quando ela foi incluída em uma lista de prisioneiros da Cruz Vermelha. Em troca de um grupo de prisioneiros alemães, um grupo de pessoas deportadas seria libertado, e entre eles estava Elisa. Foram primeiro levados para Frankfurt, e depois para a Suécia via Dinamarca. A liberdade foi obtida na cidade de Estocolmo.

Terminada a segunda guerra, Elisa e Marino, que haviam se reencontrado, se estabeleceram em Paris, uma cidade com um grande número de libertários espanhóis em suas ruas, onde ficaram até o final dos anos 50.

Após o período parisiense, eles decidiram voltar à Espanha, estabelecendo-se em Mallén. Ela abriu uma peixaria nas Cortes de Navarra, enquanto ele trabalhava como motorista de táxi. O projeto não deu certo, então eles decidiram cruzar novamente a fronteira para o norte e se estabelecer novamente na França. Lá ainda era muito mais fácil e menos perigoso viver.

No país vizinho, ela era uma mulher reconhecida e condecorada, não como aqui, porque nestes assuntos continuamos com a eterna “Spain is different”. Elisa morreu em Toulouse em março de 1990.

Fonte: https://www.elsaltodiario.com/ni-cautivos-ni-desarmados/elisa-garrido-la-manica-integrante-de-la-red-ponzan-y-saboteadora-antinazi

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Noite. Um silvo no ar.
Ninguém na estação. E o trem
passa sem parar. 

Guilherme de Almeida