[Uruguai] Nasce o Ateneu Anarquista de Montevidéu

Fruto de várias conversações, reflexões, acordos e como continuação do trabalho de muitos companheiros nasce uma nova ferramenta para o movimento anarquista montevideano. Cremos que existem necessidades que podem ser resolvidas através de um novo espaço e estamos contentes de oferecer à luta antiautoritária uma nova contribuição.

 O objetivo do Ateneu é reafirmar o movimento claramente anarquista desde suas características mais essenciais de intransigência com a injustiça social, abertura, capacidade crítica e combatividade. O Ateneu será mais um lugar para impulsionar as práticas e ideias anarquistas ao mesmo tempo que tentará ser um ponto visível para a aproximação entre compas.

 O momento não poderia ser mais oportuno, um planeta confinado, novos dispositivos de controle social com via livre e uma reestruturação capitalista em andamento que ameaça milhões de pessoas com a miséria mais absoluta. Mas também é um momento onde povos se levantam, o cadáver do vanguardismo autoritário já está frio, e o parlamentarismo e progressismo não são mais que um rastro de apatia. Enquanto a social-democracia tenta levantar-se e voltar a ser o bloqueio dos impulsos de luta e o neoliberalismo sonha em destruir toda reflexão e prática livre, fragmentando tudo o que não controla, a opção antiautoritária e revolucionária se fortalece.

 Fazemos um chamado aos companheiros a somar forças, vontade e ideias. Nesta primeira etapa, além das jornadas para os arranjos pertinentes, o Ateneu estará oferecendo oficinas para a formação coletiva, espaços onde encontrar-se e os materiais da biblioteca Tierra Purpúrea.

 Convidamos a todos, às quintas-feiras a partir das 16h30 em Joaquín Requena e Daniel Muñoz (ao lado do Centro Social Condón Norte).

Ateneu Anarquista de Montevidéu

 Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Sobre o sino,
Pousada dormita
A borboleta.

Buson